Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Criador e criatura

Desde sempre, acho que há lugar ao sol para os bons. Isso em qualquer meio. Se você for talentoso e esforçado (de verdade), é possível alcançar seu sonho – isso com uma dose de sorte, é claro. A esta fórmula, acrescentei durante tempos a criatividade, que para mim era fundamental. Diante de alguns nomes que vêm surgindo no meio artístico, não sei se penso da mesma forma. Afinal, seguir a fórmula que já deu certo pode funcionar mais rapidamente do que batalhar para ter um diferencial.
Rick Vallen, por exemplo. Sim, ele canta para cacete, tem uma mega presença de palco e é uma cara interessante. Novidade? Para mim, não. Na minha opinião, ele é o sucessor natural de Ney Matogrosso e segue bem o caminho já traçado pelo ex-Secos e Molhados. Tem um repertório amplo e bacana, é chegado aos enfeites e às perfomances surpreendentes no palco, faz o tipo “sou gay e daí?”. É um espaço que, aos poucos, ele vai conquistando e, como já tem público cativo, o sucesso é certo.
O mesmo aconteceu com Jorge Vercilo. Vamos combinar que o cara é uma cópia do Djavan. Se isso foi proposital, eu não sei, mas fato é que o timbre é parecido, o repertório visita os mesmos temas e a sonoridade... bem, imitar a sonoridade de Djavan, me perdoem a gracinha, mas é foda. De qualquer maneira, o cara tá aí. Já tem seu próprio espaço no universo da música, mas ainda hoje quando ele toca nas rádios, me pergunto quem é... E olha que acompanho a carreira do meu alagoano porreta há tempos.
Mart´nália e Elza Soares. Você saberia reconhecer a voz de uma e de outra? Muita coragem minha dizer isso, foi o que me disseram. Mas não posso deixar de comentar sobre a primeira vez que ouvi a voz da filha de Martinho. Não reconheci e precisei que me dissessem que aquela não era a viúva de Garrincha. “Ah, mas os estilos, a aparência, a maneira de se comportar são diferentes...”, de novo vão me dizer. Sim, mas faça o teste do olho fechado enquanto alguém coloca a música de uma delas. Depois, comente.
E como não falar deste assunto e não lembrar Maria Rita?? Seria muita insensibilidade se ninguém notasse que a bela começou seguindo a estrada de sua mãe. E Maurício Mattar e Fabio Jr.? Uma cópia muito mal feita e que não colou, mas foi uma tentativa. Conhece Letícia Tuí e o seu sambaião? Bárbaro. Para mim, no entanto, me lembra – e muito – Elba Ramalho.
Enfim, ser diferente pode garantir longevidade, mas em alguns casos ser igual pode significar reconhecimento mais rápido. Se a criatura superará o criador, isso é um outro assunto.

Nenhum comentário: