Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Um Brasil que poucos conhecem

Quem nunca assistiu não pode perder a oportunidade de conhecer um pouco dos bastidores da notícia mostrados no Profissão Repórter, quadro do Fantástico pilotado por Caco Barcellos que transformou-se em programa fixo na grade da Globo. E isso vale para todos – jornalistas ou não. A edição de ontem foi de uma sensibilidade atroz, mostrando o que eles denominaram “Dia do Pagamento”. Para mim, falou-se mais de outra coisa: dinheiro.
Um caso em especial exposto no programa me chamou mais a atenção: a história de Joarez, o piloto de um “regatão” (um barco caindo aos pedaços) que cruza o Rio Negro, no Amazonas, trocando mercadoria por castanhas. Sui generis é pouco. O cara passa o mês em que a fruta é colhida pelas populações ribeirinhas visitando-as e fazendo escambo – trocando mantimentos, objetos de uso pessoal, vestuário e toda a sorte de produtos por castanhas (aquela coisinha mesmo que você está acostumado a comer na ceia de Natal). Cada lata de 20 litros cheia delas vale R$ 10. Dá para imaginar?
Um mundo desconhecido que Caco Cavechini nos apresentou – lá nos cafundós desta terra linda e desconhecida chamada Região Norte. Vale a pena acompanhar. Às terças, após o Toma Lá Dá Cá.

Nenhum comentário: