Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Nós também somos como eles

Em meio a uma ressaca monumental, acordei hoje e liguei a tv. No ar, o Mais Você. Lá, uma vítima das enchentes em Santa Catarina deu seu depoimento. A menina - linda por sinal - assistiu pela janela a chegada de uma onda imensa que varreu sua casa, sua família, sua história.
Pela primeira vez, chorei por conta do que está acontecendo lá. Me impressiona a quantidade de fenômenos naturais que assolam o Brasil, um país que antes era considerado seguro porque afinal Deus é brasileiro. Não somos qualquer um, este tipo de coisa não nos atinge, somos especiais. Isso quer dizer que podemos corrupção, violência, fome, mas fenômenos naturais nunca foram nosso forte. Tsunamis? Só na Ásia. Tornados? EUA. Terremotos? Ixi, sempre longe de nós. Até as guerras (que não podem ser consideradas "naturais") acontecem em qualquer ponto entre o Oriente Médio e, no máximo, os EUA.
Pois bem, agora temos tudo o que tínhamos e mais uma guerra civil de dar medo e, mais recentemente, enchentes, maremotos ou seja lá de que forma podemos chamar o que está rolando a nossa volta. E olha que não é só no Sul. Em Minas, o mesmo já tá acontecendo. No interior do Rio, idem.
Sim, a natureza começou a cobrar o seu preço.

Nenhum comentário: