Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Zico: outro rei

E por falar em coisas bacanas que conheci através do meu velho, lembrei do Zico e do Flamengo do Zico. Pois é... Para mim, são coisas indivisíveis. Na semana passada, tive o prazer de ir com um amigo fanático pelo time de maior torcida do mundo ver o documentário feito pelo Paulo Roscio para o "Galinho de Quintino". Bem aqui pertinho, no Odeon. Muito bom!
Com o gigante Maracanã como palco, o filme narra a história do ídolo através de depoimentos e dos inúmeros gols que Zico marcou em sua carreira. É claro que a maioria deles foi com a camisa preta-e-vermelha, mas tem para todos os gostos, sem preconceito. No total, são 150.
Dentre os ex-companheiros, jornalistas e artistas que prestam depoimentos estão Carlos Alberto Santos, Edinho, Junior, além de Celso Garcia, que faleceu no fim de 2008 (e para quem o filme é dedicado). Emocionante, engraçado, cheio de histórias que nos remetem às nossas vidas naqueles momentos. Bem bacana.
Para mim, só dois detalhes faltaram: a Copa de 82 e a trilha sonora. A primeira pq é a primeira que me vem à lembrança e para mim é uma das duas mais emocionantes. A outra é a de 1994 por N motivos que não cabem aqui. Mas, voltando ao assunto, não entendi bem porque a galera limou o mundial daquele ano. Será que o Zico ficoutraumatizado?? Já a segunda questão é mais simples: não está presente simplesmente porque a que colocaram é de chorar - de constrangimento. Assinada por Alexandre Pires, fã declarado do jogador, é muito ruim. A música de abertura dá até dó! Uma pena realmente.
Graças a Deus, não é nada, porém, que apague a estrela do Galinho. No final, dá até vontade de se juntar á torcida que, emocionada, canta: "Ei, ei, ei, o Zico é nosso rei..."

Nenhum comentário: