Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Vamos falar sobre transporte no Rio?

Quem utiliza transporte alternativo como eu, mais uma vez, passa por apertos. A chegada do Paes na Prefeitura e seu Choque de Ordem Urbana, que absolutamente não sou contra, está me deixando de cabelo em pé. Explico: morar na Zona Norte tem desvantagens imensas para quem trabalha no Centro e Zona Sul. O transporte é um deles.
Comecei a usar van há anos, mas por um milhão de motivos (e acho q isso tem a ver com os donos de empresas de ônibus) há uns meses a Prefeitura tem feito de tudo para tirar os caras das ruas. Não, usar van não é barato. Não, usar van não é seguro. E, com certeza, os motoristas (muitos deles, pelo menos) não estão aptos a dirigirem nas grandes cidades, não são preparados para trabalhar com público e não têm educação. Mas... o transporte é rápido, em grande quantidade e confortável. Melhor e mais seguro do que os ônibus. E quando falo em segurança menciono a questão dos assaltos. Fui assaltada seis vezes em ônibus na cidade do Rio, o que me fez abolir o uso deles. Por outro lado, nunca vivi nada parecido numa van.
A questão agora é que nosso novo prefeito está dando trabalho aos motoristas de transporte alternativo. Blitzes são frequentes e as multas são altíssimas, sem contar nos reboques. Isso tem feito com que os mesmos façam caminhos que só-Deus-sabe, corram feito loucos, andem asssutados pelas ruas da cidade. Assustando até nós, passageiros.
Qual a solução?
Se o transporte público fosse eficiente, é provável que não houvesse brecha para aparecer quem oferecesse o serviço. Mas definitivamente não é o caso.
Alguém já fez uma pesquisa sobre o que a população pensa a respeito? Sim, porque na verdade tudo aqui funciona sob pressão. Coloca o Detro, a PM, a Guarda Municipal na rua e acham que a repressão vai render bons frutos. Ledo engano.
Já pensaram em abrir licitações para legalizar os carros ou estão sendo pressionados pelas empresas de ônibus que, certamente, devem estar sentindo o peso da queda dos lucros?
Sinceramente, acho inacreditável esta postura da Prefeitura.

Nenhum comentário: