Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Contos de fadas da nossa época

Há bem pouco tempo, eu estava com uma vontade louca de escrever um livro. Confesso que a vontade me assola frequentemente, mas em função da correria do dia-a-dia já não penso como antes... Acho que o grande momento ainda vai chegar. De qualquer forma, naquele momento, conversei com algumas amigas e fechei potenciais parcerias. Com uma delas, fui até mais longe: fiz pesquisa, conversei com mães modernas, vasculhei minha memória infantil. Renatinha (a ex-colaboradora deste espaço e minha sócia no tal projeto na época ) tinha uma idéia sensacional - inspirada na sobrinha dela - que aos pocuos fomos formatando: escrever os contos de fadas mais tradicionais com a cara da atualidade.
Ou seja, aquele negócio de "E foram felizes para sempre", nem pensar. Ninguém é feliz para sempre, até pq seria muito chato se fosse assim. Temos momentos muito felizes, outros nem tanto; uns em que queríamos nos jogar no poço; outros só um pouquinho; uns que se dependesse de nós teríamos festas, homens poderosos e prosecco diariamente; e outros que uma pipoquinha, uma sessão da tarde e uma boa companhia fariam milagres embaixo do edredom.
A idéia continuou lá, guardadinha, sendo alimentada vez ou outra, mas nunca saiu do papel.
Hoje, a Carolzinha, nossa outra ex-colaboradora, surpreendentemente me enviou duas histórias bem a cara deste projeto, que resolvi publicar aqui. Ela disse que eram do Veríssimo, mas todos os textos da grande rede recebem a assinatura dele ou do Jabor para ganhar credibilidade, sinceramente não vou me atrever a botar minha mão no fogo pela procedência.
De qualquer forma, são fantásticos. Confira:

1) Conto de fadas para mulheres do séc. 21
Era uma vez uma moça que perguntou a um lindo rapaz:
- Você quer casar comigo?
Ele respondeu:
- NÃO!
E a moça viveu feliz para sempre, foi viajar, fez compras, conheceu muitos outros rapazes ,transou bastante, visitou muitos lugares, foi morar na praia, comprou outro carro, mobiliou sua casa, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava nada, bebia cerveja com as amigas sempre que estava com vontade e ninguém mandava nela.
O rapaz ficou barrigudo, careca, o pinto caiu, a bunda murchou, ficou sozinho e pobre, pois não se constrói nada sem uma MULHER.
FIM!!!

2) Conto de fadas para mulheres do séc. 21
Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã.
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...
E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:
- Nem fo...den....do!
FIM!!!

Nenhum comentário: