Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Último capítulo

Sou aficcionada por novelas, mas mais de uma vez já falei que o último capítulo de uma novela é sempre o pior de todos. É impressionante a quantidade de soluções fáceis que se buscam para resolver as questões que povoaram a cabeça dos espectadores durante seis, sete, oito meses. Para não me abrorrecer, prefiro assistir à última semana, mas me poupo do derradeiro. Pois em "Caminho das Índias" não poderia ser diferente.
Duas exceções: as cenas em que uniram Laura Cardoso, Tony Ramos e Lima Duarte, onde a sensibilidade falou mais alto, emoção à toda prova; e a cena final de Raj e Maya, muito bonita, cheia de luz e cores.
Passei metade da novela esperando o momento em que a antipática Laksmi teria q confessar ao seu filho que o pai que ele achava ter não era o seu de verdade. Ponto para Opash, que segurou as lágrimas e depois abaixou aos pés de Shankar, num gesto comum na Índia, mas bastante significativo de uma outra forma aqui no Ocidente.
O amor dos protagonistas tb foi respeitado, embora na cena mais esperada, que era o reencontro de Rodrigo Lombardi - depois de sua suposta morte - com Juliana Paes no meio do mercado, eu não tenha entendido nada. Esperava uma choradeira, uma explosão de sentimentos, um susto pelo inesperado. Mas nada... Ainda bem que Glória Perez se refez e programou uma cena tocante de dança indiana, onde os olhos e gestos de Maya e Raj foram o foco central e sinalizaram o final feliz que aguardamos ansiosamente.
Último capítulo salvo pelo gongo.
E vamos à próxima: Viver a Vida!

Nenhum comentário: