Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Viver despenteada

Acabei de receber.
Tudo a ver com o post anterior.

**

VIVER DESPENTEADA
Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida te despenteie,por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade...O mundo é louco, definitivamente louco...O que é gostoso, engorda. O que é lindo, custa caro.O sol que ilumina o teu rosto enruga.E o que é realmente bom dessa vida, despenteia...- Fazer amor, despenteia.- Rir às gargalhadas, despenteia.- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.- Tirar a roupa, despenteia.- Beijar à pessoa amada, despenteia.- Brincar, despenteia.- Cantar até ficar sem ar, despenteia.- Dançar até duvidar se foi boa idéia colocar aqueles saltos gigantes essanoite, deixa seu cabelo irreconhecível...Então, como sempre, cada vez que nos vejamoseu vou estar com o cabelo bagunçado...mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minhavida.É a lei da vida: sempre vai estar mais despenteada a mulher que decide irno primeiro carrinho da montanha russa, que aquela que decide não subir.
Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável,toda arrumada por dentro e por fora.O aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença:Arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça,coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria...e talvez deveria seguir as instruções, masquando vão me dar a ordem de ser feliz?Por acaso não se dão conta que para ficar bonitaeu tenho que me sentir bonita...¡A pessoa mais bonita que posso ser!
O único, o que realmente importa, é que ao me olhar no espelho, veja a mulher que devo ser. Por isso, minha recomendação a todas as mulheres:
Entregue-se, Coma coisas gostosas, Beije, Abrace,dance, apaixone-se, relaxe, Viaje, pule, durma tarde, acorde cedo, Corra,Voe, Cante, arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável!
Admire a paisagem, aproveite,e acima de tudo, deixa a vida te despentear!
O pior que pode passar é que, rindo frente ao espelho, você precise sepentear de novo...

Espelho meu

Vaidade nunca foi o meu forte, mas confesso que de uns tempos para cá me pego com a vontade semanal de fazer as unhas, secar os cabelos no secador, estar sempre com uma roupitcha nova. Acho saudável. Ser mulherzinha de vez em quando dá uma injeção de ânimo na auto-estima. E me pergunto porque não sou assim desde sempre.
No entanto, me policio para que isso não vire uma loucura na minha vida. Não fazer a unha sempre é perdoável, basta passar um removedor no esmalte quebrado e... pronto! Se o cabelo secar ao vento, lindo. É natural tb. A roupinha... bem, faz falta, mas tenho uma dúzia de calças jeans para ocasiões diversas que sempre me salvam.
Tenho assistido tantas loucuras em torno da vaidade que fico assustada, certas vezes. E, na minha humilde opinião, excesso de vaidade é muito cansativo. Pessoas muito vaidosas são cansativas. Não pelo fato de quererem estar sempre bonitas, com uma pele fresca, com um perfume inebriante e com o modelito da moda, mas porque acho que este sentimento acaba tomando conta de tudo.
Um vaidoso não consegue dizer que ama verdadeiramente alguém - que não seja ele mesmo. Um vaidoso não se permite contar que realmente precisou de um funcionário com determinado perfil e, por isso, procurou seu tel e o contactou, chamando-o para tal vaga. Um vaidoso é incapaz de aceitar que aquela idéia brilhante não foi dele, e sim de um amigo.
Nossa, quanta energia desperdiçada para mentir para si mesmo e para os que estão em sua volta. Quanto desgaste desnecessário só para se manter no topo da onda, à frente de tudo e todos.
Ainda bem que lá em casa tem espelho. Ainda bem que ele não manda em mim.

Estrelas

Ontem, tive o prazer de assistir a duas pérolas da música brasileira: Teresa Cristina e Ivete Sangalo. A primeira foi a estrela de um show num shopping do Rio; a segunda estava no Jô dando pinta. Que lindas! As duas vivendo momentos similares, ambas cheias de vida, felizes com suas escolhas.
Confesso que tive inveja. E nem tenho vergonha disso. Aliás, depois de anos de terapia, descobri que o sentimento embora escroto é mais comum do que se pensa. E muitas vezes ele está presente, mas nem é notado ou preferimos não notá-lo.
Ivete é minha querida. Grávida de cinco meses, está mais bonita e mais radiante que nunca. lançando cd e dvd novo, dona da sua vida. Teresa está voltando do período de amamentação de Lorena. Seu ganho em peso foi proporcional ao ganho em simpatia. Gente como a gente.
Bacana sentir esta energia. Eu , como público, agradeço.

zzzzzzzzzzzz

Uma canseira.......

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O ser humano e a odontologia

Eu odeio dentistas. Mas, como diria Chico Buarque, meu ídolo-mor, Deus é um cara gozador e me fez uma usuária de aparelhos ortodônticos. Ou seja, estarei presa a estas criaturas para o resto da minha vida. Aliás, pensando bem, eu odeio e, ao mesmo tempo, tenho pena dos dentistas, porque se há um profissional que eu pouco ouço falar bem é o dentista. Não conheço quem conte os dias ansiosamente para fazer uma visita a um dentista, quem sonhe em deitar naquela cadeira maldita, quem tenha frisson em ouvir o barulhinho daquele motorzinho escroto avançando sobre a nossa boca. E a gente ali... deitados, impotentes, tentando pensar em outra coisa enquanto olha o teto, com a boca escancarada cheia de dentes, parodiando outro ídolo, Raul Seixas.
Hoje foi meu dia. Acordei e a primeira lembrança que me ocorreu: tenho hora marcada com o dentista. Pelo menos, a época do afrouxa-e-aperta aparelho passou, mas não o tempo de fazer limpezas (cada vez mais frequentes) por conta da contenção que uso na arcada inferior. E vou usar para toda a eternidade. Aliás, esta pode ser até uma forma de ser reconhecida depois de morta. E, é claro, quem me conhece realmente, saberá que sou eu, "aquela que odiava dentistas, mas foi alvo das brincadeiras do 'Cara Lá de Cima'".
Acho louvável que alguém lançasse uma campanha a favor do uso das dentaduras. Não são tão assépticas, mas nos livrariam dos dentistas. Imagine a solução agradável: vc iria ao dentista, mas quando chegasse lá, se sentaria decentemente numa cadeira normal e, enquanto lixava as unhas, esperaria que ele desse cabo do seu trabalho, tendo nas mãos sua dentadura. Dava tempo até de ver tv sem estresse. No fim da sessão, você pagaria o "sirvissu" e a colocaria na boca, limpinha, branquinha, sem nenhum vestígio de ter sido usada nos últimos anos. E detalhe: tudo isso sem vc sentir um arrepio, uma dorzinha, um mal estar causado por qualquer dos equipamentos odontológicos. Será este um mundo perfeito?
Ufa... Agora, já com uma parte dos dentes limpos - ainda tenho outra sessão na próxima semana - começo o meu dia. Não preciso dizer que eles arranham minha língua de tão limpos. Nem que o gosto de sangue na minha boca vai ficar até que ela se habitue a sua nova condição de "tinindo de tão asseada".
O início do dia não poderia ser melhor. Tô até com medo do restante...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Falta de quê?

Estou convencida de que só nos damos conta da importância de alguém ou algo em nossas vidas quando a perdemos. Triste constatação, mas a mais pura verdade. Fico imaginando porque nós, seres humanos, dotados de tamanha inteligência, não somos capazes de dar valor aquilo ou aqueles quando estão ao nosso lado, partilhando do nosso dia-a-dia. Seríamos tão mais felizes.
E isso vale para tudo nesta nossa breve jornada. Um “bom dia” do porteiro, uma lambida do cachorro, uma ligação da mãe, um choramingo do filho, um “por onde vc andou?” do nosso amor. E também um All Star de cor diferente, que vc nunca conseguia combinar com nada; um cd muito pouco ouvido, que jamais saiu da prateleira do quarto; um jogo de copos de cristal, que só foi usado uma vez. Para ser o mais básico possível. Tudo começa a fazer falta a partir do momento em que não está mais ali, onde nós os deixamos um dia...
Pensa bem...
Basta você ter uma boa proposta de trabalho e sair da empresa onde há anos as pessoas achavam que você só fazia a sua obrigação que a sua chefe espalha para os quatro cantos o quanto você era competente. Aconteceu com uma amiga próxima. É só você começar a fazer novos programas que aquela sua amiga que estava sempre ocupada para te ouvir já reclama a sua presença. Já ouvi vários relatos a respeito. E se vc cansar de estar sempre disponível para aquele seu namorado que pensava que você era invisível, pode crer que ele descobrirá o quanto você era importante na vida dele. Já aconteceu comigo – algumas vezes.
Impressionante como somos imaturos e incapazes de valorizar o que está bem embaixo do nosso nariz. Enquanto podemos aproveitar a presença de coisas e pessoas, nos apegamos a questionamentos menores. E daí, mais tarde, ouve-se “bem que eu era feliz”. Será que não está na hora de sermos felizes agora? Dizem que a maior felicidade é quando nos tocamos que estamos vivenciando este momento mágico naquele exato instante...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Eca!

Ai, ai, ai... Não aguento mais esta história em torno da pobre Maysa-que-quebrou-o-coco-na-câmera. Deus do Céu! Para onde em viro a galera só fala disso. Eu gosto da menininha, mas vou começar a dar razão aos amigos que falam da malice da mídia em cima da garota.

Menino ou menina??

Tô achando o máximo esta história da Ivete não querer saber o sexo da criança. Verdade ou mentira, é um mistério gostoso de curtir, né? A tecnologia nso beneficia em muitos momentos da vida, mas em alguns é tão presente que é responsável pela perda da graça.
Acho que queria ser assim tb - no momento que chegar o meu momento. Um primeiro bebê pode ser menino ou menina que não vai fazer a menor diferença. E nossos pais conviveram com esta expectativa por nove meses e ninguém morreu. pelo contrário: felicidade absoluta.
O problema maior é não deixar ninguém no entorno descobrir, pq senão a curiosidade vai ser demais. Nos dois últimos casos de chegada de bebês - lindos por sinal - na casa de pessoas queridas, os pais já sabiam o sexo. Será que eles fariam diferente?
Tô torcendo para Ivetuda (nossa Dalila) ser feliz. E o seu bebê saudável. Isso é o mais importante.

Dorilax na veia

Não sei se tem a ver com a malhação ou com a correria de ontem no trabalho. Fato é que estou com uma dor nas costas fenomenal. Juro, mal dá para respirar.
Alguém aí me dá um Dorilax??

Malhação

Aos que possam se interessar, sim, voltei para a malhação. Ontem, recomecei minha via crucis. Digo isso pq realmente, como disse Mará, sou uma exímia levantadora de copos. E ponto. Nada que me dê muito trabalho me atrai, mas não podia deixar a situação ir por água abaixo. Então, resolvi voltar ao meu reduto.
É o tal do mal necessário.
E que Deus ouça minhas preces e me dê forças para ir em frente.
Agora, de uma vez por todas.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

bjoooooo

Galera,
Passei só para mandar um beijinho.
Não tô com tempo nem para fazer xixi...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Empatia

É fantástica esta coisa da empatia que temos com determinadas pessoas, não?
Sempre que isso me acontece - e não é raro - me pego pensando cá com meus botões que estranho sentimento é esse que nos une a pessoas que muitas vezes vemos pouco, não temos vidas semelhantes ou personalidades similares, estamos longe de ser amigos. Um olhar, uma dúzia de palavras, um sorriso e pronto! Lá está o sentimento de gostar de alguém - que vc nem sabe bem quem é.
Ontem, ao reencontrar Jaci, a cantora, tive esta sensação. Parecia que sempre estivemos juntas. Um conforto em estar ao lado dela, uma confiança em contar segredinhos, uma cumplicidade em partilhar dos mesmos sonhos.
Temos uma história curiosa de encontros e desencontros desde que nos conhecemos há alguns anos, mas de certa forma sempre estivemos orbitando uma em torno da outra. Agora, minha impressão é que não nos largaremos mais. Nos descobrimos de verdade.
A empatia foi só o começo.

Debut

Tive o prazer, ontem, de ser uma das poucas convidadas para o "debut" de uma amiga de longa data nos palcos. A apresentação, apesar de amadora, foi bacana e deu para visualizar o talento que há tempos estava guardado naquela armação de jornalista. Fiquei tão feliz.
Posso dizer que sou boa de crítica e vi nela uma real possibilidade de cantar profissionalmente. Uma atitude interessante no palco, voz límpida. Agora, vou apresentar a ela minha mais nova faceta: a de produtora.
Isso depois que passar a dor de cabeça que sinto por conta da ressaca. A comemoração - e não poderia ser diferente - foi até altas horas e depois de uma garrafa de prosecco e uns chopes, a situação ficou complicada.
Mas valeu a pena.
Parabéns, Jaci!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Revival

Sou saudosista e todos os sete leitores que frequentam este espaço já sabem desta minha "qualidade". Por isso, saber da vinda ao Brasil do Simple Minds, em setembro, me deixou extremamente feliz. Depois de Duran Duran e The B-52's, outra banda de sucesso dos anos 1980 chega por estas bandas. Putz, sacudi muito o esqueleto ao ritmo de "(Don't You) Forget About Me" e "Alive and Kicking". Uma delícia de lembrança!
O grupo escocês, que voltou à ativa no ano passado e, em 2009, lançou o álbum "Graffiti Soul", toca em São Paulo, no dia 24 de setembro, no HSBC Brasil, e no Vivo Rio, no dia seguinte.

De volta

Uma cólica monstruosa me deixou fora de combate ontem à tarde. Coisas de mulherzinha! Mas, como bom soldado, já estou de volta ao meu posto.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Haja paciência

Ok, ok... Todos nós, de alguma maneira, dependemos desta figura chamada cliente. isso quando nós mesmos não somos clientes. Mas preciso fazer um desabafo: cliente bom é cliente morto. Ufa!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Na rua

Noto cada dia mais gente dormindo nas ruas. Incrível constatação. Pela janela do carro, vejo dezenas, centenas espalhadas pela cidade. Quando vou para o trabalho. Quando volto do trabalho.
Noto as reações de quem passa por eles. Todos indignados; alguns com dó, outros incrédulos.
O perfil desta população de rua também mudou proporcionalmente ao seu crescimento. Antes, eram jovens, às vezes acompanhados de crianças que tinham feito pelas ruas mesmo. Seu futuro é continuar vivendo nas calçadas, embaixo das marquises. Agora, os velhos também tomam conta da sarjeta, enrolados em seus cobertores cinzas. É de impressionar.
O barulho dos carros, os ruídos da chegada do dia, o corre-corre dos traseuntes não os acordam, não os faz despertar para um nova vida.
Fico imaginando quais motivos levam estes seres a optar viver desta maneira (ou não optar, sabe Deus). Como serão suas rotinas, suas dores, seus medos. Não ter um teto - ainda que o mais simples - para descansar oc orpo e a cabeça é desunamno. Não ter família ou a ter de uma maneira inimaginável.
Triste sina.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Garagem

Anota aí: Pedra Letícia. Os caras são quase o novo Mamonas Assassinas, guardadas as devidas proporções. Descobertas pelo quadro Garagem do Faustão, os meninos são show de bola.
O cd já está nas lojas. Muito engraçado.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Batman


Prenderam o Batman hj. Finalmente...

Agora quero saber quando é que vão nos ressarcir pelo batmóvel, batcaverna, batcinto de utilidades e demais apetrechos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Divã II

- Eu sou apaixonada pelo livro de Martha Medeiros (assim como tudo o que ela escreve). Ou seja, o texto é genial. Sente isso: "temos certeza do nascimento e da morte. E entre um e outro, crescemos, casamos, temos filhos, adoecemos. Isso é a vida."
- O filme é fiel ao livro, ou seja, vc não corre o risco de sair decepcionada. Um resumão feito por Marcelo Saback, o mesmo que o transportou para os palcos.
- O filme faz chorar e faz rir. Na boate, é impagável a tentativa dela falar como adolescentes: "irado", "tô numa vibe". Ou quando já está sofrendo: "Não era amor. Era melhor." É bom como pipoca num dia de chuva. Despretensioso.
- Vc vai repensar vários momentos da sua vida. Se vc já viveu uma relação longa, vai se ver lá. "A gente ainda se ama. O problema é que a gente não se quer mais. "
- Leve seu namorado/ marido/ amigo amante para assistir. Ele vai se divertir e, de quebra, vc não vai precisar falar determinadas coisas para ele no futuro.
- A Mercedes de Lilia Cabral está fantástica (como sempre!) e ainda mostra a veia cômica da atriz. "Eu não sou como aquela mulher de echarpe rosa", diz, para logo depois encontrar uma echarpe rosa pendurada no cabideiro.
- O elenco está afinado: destaque para Alexandra Richter - que faz uma ótima "melhor amiga" - mostra um pouco mais do que sua veia cômica. A bela relação de amizade entre as duas é tocante. "Pegue minha bolsa de maquiagem. Tõ tão feia", diz quando está na cama do hospital.
- Sim, Lília se deu bem: pegou Gianechini e Cauã Reymond no mesmo filme. Sim, para quem aprecia homens mais velhos, José Mayer está a toda.
- É verdade que mostram umas situações inacreditáveis. Ou seja, nenhuma mulher por volta dos 40 anos pagaria tamanhos micos. Passe por cima. O roteiro é muito maior do que isso.

Vá assistir e depois me dê seu veredicto.

Divã I

Aproveitei o almoço para dar uma fugida até o cinema. Não dava para resistir saber que "Divã" está em cartaz aqui do lado e eu ainda não tinha assistido. Ainda mais diante do que venho lendo, de que o filme está bombando.
Morram de inveja!!

Ana Carolina no Divã

Não vou viver, como alguém que só espera um novo amor
Há outras coisas no caminho aonde eu vou
As vezes ando só, trocando passos com a solidão
Momentos que são meus e que não abro mão
Já sei olhar o rio por onde a vida passa
Sem me precipitar e nem perder a hora
Escuto no silêncio que há em mim e basta
Outro tempo começou pra mim agora

Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
A lua vai banhar esse lugar
E eu vou lembrar você

É... mas tenho ainda muita coisa pra arrumar
Promessas que me fiz e que ainda não cumpri
Palavras me aguardam o tempo exato pra falar
Coisas minhas, talvez você nem queira ouvir

Miscelânea

Vc sabia que os Menudos estão de volta? Pois é, os latinos que deixavam a garotada descabelada no Brasil em meados dos anos 80 (eu estou fora dessa, graças a Deus!) já estão gravando cd. Não voltam na versão original, até pq o Ricky Martin nunca pagaria um mico deste tamanho depois da fama q obteve solo. Agora o grupo se restringirá a Ray, Robby e Charlie. É ver para crer.

**
Agora é sério. A Secretaria de Turismo está querendo trazer o Rock in Rio de volta à sua cidade natal. E já não era sem tempo. Depois de fazer algumas edições do festival em Lisboa e Londres, a idéia é torná-lo um evento anula na Cidade maravilhosa. Acho ótimo e torço por isso há tempos.

**
Budapeste, livro sublime do meu amado Chico Buarque que está chegando às telonas, foi lançado nesta semana. Com a presença do próprio.

Vida nova

Uma conhecida separou do marido galinha. O negócio era "favas contadas", mas ao contrário do que todos achavam ela não resolveu a situação por tê-lo pego em alguma situação duvidosa, mas simplesmente por ter cansado dele - da sua indiferença, da sua distância, das suas piadas nas quais ela era sempre o alvo. Eu mesma fui testemunha de algumas situações.
Menina bonita e bem empregada, deu um "basta" na situação, arrumou as coisas e se mandou para a casa dos pais. O espertalhão - que dava voltas na moça das maneiras mais impensáveis - se viu só... e ficou triste.
Os conhecidos disseram que era temporário. A tristeza dele e a decisão dela.
Na última semana, a bela arrumou outro emprego. Eu sorri, cá com os mesu botões. Torço por ela e é certo que a dor de corno pelo fim do casamento vai ser reduzida, falei a quem me perguntou o que achava - como alguém que já passou pela experiência. Afinal, ela vai conhecer um mundo novo, comprar novas roupas, ter novos interesses e amigos.
Tô apostando que não tem volta.
O próximo passo agora é ela cortar os cabelos. Se o fizer, posso afirmar que a tristeza dele vai ser temporária, mas a decisão dela não será mudada. Mulher quando separa quer mudar o que há por fora. A idéia na verdade é mexer no que dói por dentro, mas como é impossível o processo ser tão rápido inicia pela aparência, a imagem que os outros vêem.
Depois disso, é vida nova.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fatima

Hoje é o dia de N.Sra. de Fátima.
Viva ela!

**

Fátima
Capital Inicial
Composição: Flávio Lemos, Renato Russo

Vocês esperam uma intervenção divina

Mas não sabem que o tempo agora está contra vocês

Vocês se perdem no meio de tanto medo

De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender

E vocês armam seus esquemas ilusórios

Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez

Mas acontece que tudo tem começo

Se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês

E as ameaças de ataque nuclear

Bombas de neutrons não foi Deus quem fez

Alguém, alguém um dia vai se vingar

Vocês são vermes, pensam que são reis

Não quero ser como vocês

Eu não preciso mais

Eu já sei o que eu tenho que saber

E agora tanto faz

Três crianças sem dinheiro e sem moral

Não ouviram a voz suave que era uma lágrima

E se esqueceram de avisar pra todo mundo

Ela talvez tivesse um nome e era: Fátima

E de repente o vinho virou água

E a ferida não cicatrizou

E o limpo se sujou

E no terceiro dia ninguém ressuscitou

É brincadeira...

Nestes primeiros meses de 2009, a política brasileira foi pródiga.
Teve a farra das viagens com o dinheiro público - em que até o Gabeira e a Heloísa Helena entraram na festa. Que decepção!
Hoje, um deputado se envolveu no Sul em um acidente de carro e matou dois jovens. Detalhe: o cara tinha 23 multas por alta velocidade e estava com a carteira suspensa. É brincadeira, né? Isso sem falar da síndrome do "Se Lixando". Por mim, colocava este Sérgio Moraes para fora do Congresso. Que vergonha!!
Espero q quem tenha votado nele lembre-se disso e não repita a dose.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ana e Maria (um pouco da história da rainha Elizabeth)

Estou ficando especialista em pegar DVDs e não assistir a todos. Será que sou a única com este vício? No último fim de semana, peguei "Rebobine, por favor" e "Adrenalina" e ambos voltaram para a locadora hoje sem terem sido assistidos. Pelo menos, consegui ver "A Outra", filme inspirado no best-seller "A Irmã de Ana Bolena", escrito por Philippa Gregory. Recomendadíssimo.
O filme resgata momentos pouco comentados na história da Inglaterra, como a morte da mãe da menina que um dia viria a ser rainha, e personagens quase desconhecidos, como a irmã de Ana Bolena, Maria.
E eu preciso dizer que adoro épicos.
As irmãs, vividas por Natalie Portman (brilhante!) e Scarlett Johansson (com uma beleza apagada), são convencidas por seu pai a aumentar o status social da família, conquistando o rei da Inglaterra, Henrique VIII. A disputa entre as duas é o centro desta história de amor e traição. O filme mostra a ruptura do rei com a Igreja Católica e um trecho da vida da pequena Elizabeth.
Corre lá para ver.

HIV???

Esta é para matar um do coração. Imagina vc ser diagnosticada como soropositivo pouco tempo antes de dar à luz. E descobrir q os exames estavam errados algum tempo depois?? Indenização é o mínimo.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1122608-5598,00-RESULTADO+ERRADO+DE+EXAME+DE+HIV+GERA+INDENIZACAO+DE+R+MIL.html

Devo, não nego...

Eu sinceramente não entendo como algumas vezes conseguem dever a outras sem a menor preocupação. Não me imagino na mesma situação. Colocar minha cabeça no travesseiro sabendo que tenho que pagar fulano, beltrano e ciclano. E ainda ter a cara-de-pau de passar meses nesta situação fingindo normalidade.
Dizem que isso é uma síndrome do pobre, porque rico não está nem aí. Na verdade, trabalha com o cheque especial estourado e ganha grana com as facilidades que os bancos oferecem em cima disso. Se um te dá 10 dias sem jutos, uso tudo. Quando estiver acabando, pago este e passo a dever o outro. E assim vai...
Pobre é que quer pagar tudo em dia e dormir tranquilo.
O pior é que existem situações nas quais quem ainda não foi pago começa a se sentir mal de tanto cobrar o que é seu de direito. E o caloteiro não se cansa de explicar todos os seus problemas como se a criatura fosse culpada por qq coisa.
Às vezes, a humanidade me cansa.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O cliente e sua razão

Uma amiga teve seu cartão clonado. O gerente do banco dela não moveu uma palha para resolver a situação. Indicou que ela procurasse o serviço de fraudes da instituição. Precisei de um empréstimo no meu banco há três ou quatro meses e o banco negou. Liguei para minha gerente e ela me disse que o banco era conservador. Informei que nunca tinha visto tanto conservadorismo, afinal sou cliente há 12 anos. Minha mãe - no fim do ano passado - foi destratada pelo gerente da agência dela em público. Um absurdo. O negócio foi tão feio que eu mesma queria ir lá dar umas porradas nele.
E aí fica a questão?
Para q servem estas instituições financeiras além de cuidar do nosso dinheiro mal e porcamente? Os caras mamam da nossa grana, trabalham com os juros, enriquecem e depois nos tratam como se fôssemos lixo. Acredito que só quem é preparado deveria assumir um posto tão privilegiado quanto um gerente de banco, afinal eles é que estão em permanente contato com o público. E, sim, fazer o papel que lhes cabe: estar disponível, oferecer atendimento honesto, ser educado - além de entender do dia-a-dia de sua rotina.
Meu conselho: faça seu papel de cliente. Temos este direito - ou melhro, este dever. Se vc tem o mesmo problema, ligue para a ouvidoria do seu banco. Se não resolver, troque de gerente. Se ainda continuar assim, troque de banco. O cliente é quem tem sempre a razão.

Ufa!!

O fim de semana foi mais cansativo do que relaxante.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Filtro solar

E finalmente vamos aproveitar o fim de semana, o mundo, a vida. A menina faladeira que habita o meu ser hoje tá precisando relaxar.
Para começar bem o processo, posto o poema do meu queridíssimo ídolo, Pedro Bial.
Beijo para é de beijo.

FILTRO SOLAR

Nunca deixem de usar filtro solar. Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro seria esta: Use filtro solar. Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência.Já o resto dos meus conselhos não tem outra base confiável alem de minha própria experiência errante.Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês:Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude, ou então esquece, você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.Mas pode crer, daqui a 20 anos você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito que você nem desconfia quantas, e tantas alternativas se escancaravam a sua frente e como você realmente estava com tudo em cima. Você não está gordo ou gorda.NÃO se preocupe com o futuro, ou então preocupe-se se quiser, mas saiba que pré ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete pra resolver uma equação de álgebra.As encrencas de verdade em sua vida tende a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada e te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de uma terça feira modorrenta.Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.Cante.NÃO seja leviano com o coração dos outros, não ature gente de coração leviano.Use fio dental.NÃO perca tempo com a inveja.Às vezes se está por cima, às vezes, por baixo.A peleja é longa e no fim é só você contra você mesmo.Não esqueça os elogios que receber. Esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine.Guarde as antigas cartas de amor.Jogue fora os extratos bancários velhos.Estique-se.Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que conheço não sabiam aos 22 o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.Tome bastante cálcio, seja cuidadoso com os joelhos: você vai sentir falta deles.Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não.Talvez se divorcie aos 40, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você. As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo. É assim pra todo mundo.Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder. Mesmo. Não tenha medo do seu corpo ou do que as outras pessoas vão achar dele. É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.Dance, mesmo que não tenha aonde além do seu próprio quarto.Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.Não leia revistas de beleza: elas só vão fazer você se achar feio.Dedique-se a conhecer os seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora de vez.Seja legal com seus irmãos.Eles são a melhor ponte com o seu passado e, possivelmente, quem vai te apoiar no futuro.Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.More uma vez em Nova Iorque, mas vá embora antes de endurecer.More uma vez no Havaí mas se mande antes de amolecer.Viaje.Aceite certas verdades inescapáveis:Os preços vão subir.Os políticos vão saracotear.Você também vai envelhecer.E quando isso acontecer você vai fantasiar que quando era jovem, os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes e as crianças respeitavam os mais velhos.Respeite os mais velhos.E não espere que ninguém segure a sua barra.Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada, talvez case com um bom partido, mas não esqueça que um dos dois pode, de repente, acabar.Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos 40 vai aparentar 85.Cuidado com os conselhos que comprar, mas seja paciente com aqueles que os oferece.Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfrega-lo, repintar as partes feias, reciclar tudo o que mais vale.Mas, no filtro solar, acredite.

Para que ser mãe?

Roubei um post fofo do Blog da Dri. Se vc não conhece, não sabe o que tá perdendo. Clique aí nos meus favoritos e vc vai conhecer o que há de melhor entre os melhores textos do mundo.
Este é para as mães. Vamos aproveitar o dia delas. Eu não sou mãe, e não pretendo ser por enquanto. Mas... Elas são do cacete mesmo, né?

Motivos para, ainda assim, valer a pena ser mothern:
. para ver seu corpo mudar de forma e gerar outra pessoa;
. para descobrir que a sua capacidade de amar é muito maior do que você imagina;
. para entender melhor a sua mãe;
. para ouvir alguém te chamar de mãe;
. para ver de perto uma criança crescendo;
. para ficar mais generosa;
. para ter um motivo pra escorregar no toboágua;
. para o seu casamento passar por uma prova de fogo;
. para mudar de prioridades;
. para comprar o enxoval;
. para escolher o nome;
. para ver alguém bem parecido com você;
. para descobrir seus dotes de cantora, atriz e fotógrafa;
. para alterar completamente seu relógio biológico;
. para não passar o domingo vendo televisão;
. para pagar menos no seguro do carro;
. para parar de se preocupar com a arrumação da casa;
. para ver seu peito dar leite;
. para encher a casa;
. para parar de encher a cara;
. para catar piolho;
. para ir ao zoológico;
. para aprender o que é molusco e exantema súbito;
. para voltar a brincar de boneca;
. para fazer novos amigos;
. para conhecer a pessoa mais linda que você já viu no mundo.

Ai...

Engoli uma vitrola (lembra?). Tô tão faladeira hj.
E inspirada....

Gosto eclético

Meu cunhado querido me fez o favor de me apresentar a um site onde descobri as delícias de baixar todo o som que conseguir na vida. Um fato histórico, pq sou uma jurássica quando me refiro a internet.
Adorei a experiência.
No tal site, tem de tudo. E eu realmente sou uma pessoa que gosta de tudo relativo a música. Tudo mesmo. Consigo me divertir ouvindo Zezé di Camargo, assim como curto Chico. Vale Latino e o melhor do samba. Rola Shakira? Tô dentro. Vai tocar um pop-pós-eletrônico-de primeira? Me chama que eu vou. E forró, brega, axé. Tudo em seu devido lugar, em sua hora certa. Sem problemas.
Isso, é claro, para mim é ser eclética; para outros, pode parecer como "gosto duvidoso". Não ligo. Ou melhor, ligo, sim. E me acabo de cantar, dançar, viajar nas letras e melodias.
Desde ontem, me divirto com isso feito criança...
Quer tentar? Pinta lá no www.4shared.com.
Só para ter uma idéia do ecletismo, desde ontem, gravei Vinícus com Baden, Ivete, Zeca Baleiro e Pagodinho, Pedro Mariano, Zé Ramalho, Goo Goo Dolls, Marjorie Estiano, e por aí vai...
Tudojuntoemisturado. Muito bom...

Em pauta: o carnaval de rua

Para quem gosta, para quem não gosta, para quem passou a gostar (como eu) de Carnaval, para quem gostava e desgostou com o tempo, uma bela idéia é hoje ir participar do seminário "Desenrolando a Serpentina". A querida Rita Fernandes, uma das manda-chuvas lá da Sebastiana (associação que reúne os blocos de rua aqui no Rio), tá pilotando o evento, que vai contar com seminário, exibição de filmes, exposição e, no fim, é claro, roda de samba.
Dizem que até o Eduardo Paes vai pintar por lá para debater com a galera boa de chinfra o que será dos blocos de rua.
É engraçado isso. Todo o mundo vivia reclamando que no Rio só tinha desfile de escolas de samba, que ficou abandonado, que não aguentava mais ter q optar pela Região dos Lagos para ter algo diferente para fazer. Os blocos reviveram e agora o povo reclama. Tudo bem, tudo bem. Não moro na rota de nenhum deles, mas há que se ter paciência, tolerância... são as regras do bem viver numa cidade grande como a nossa. A alma do carioca é carnavalesca mesmo. Sempre - digo "sempre" mesmo - haverá mijões, gente sem educação, sujeira nas ruas. E ponto.
Se querem um evento popular, gratuito nas ruas, podemos melhorar a situação, mas acho escroto pensarem num "blocódromo". É acabar com a espontaneidade do movimento. Se vão colocar ou não abadá é uma outra história, mas pensemos com mais tranquilidade.
E viva o Zé Pereira.

Zeca-Feira

Hoje é Zeca-Feira mesmo.
Zeca Pagodinho, o mestre, nos dará ahonra de sua presença neste finde nos palcos do Rio. O "cara" se apresentará no Credicard Hall nesta sexta, dia 8, e amanhã, 9 de maio. Quem puder, compareça que o negócio é de primeira.

Preocupação

Aos amigos que ficaram preocupados com o estado de saúde do meu filhote Ronni, posso avisar que, às vésperas do Dia das Mães, ele está quase recuperado da quantidade de linguicinhas, pedacinhos de carne vermelha e de porco que comeu escondido no churrasco do dia 1. Sim, a criaturinha se fartou embaixo da mesa do churrasqueiro, enquanto ninguém via. Pensou (?) que as consequências não seriam tão sérias... Pois é...
Mas meu bichinho não é de se entregar tão facilemte. Mesmo com uma dor de barriga ferrenha, não deixou de balançar o rabo incessantemente diante do novo cardápio que impus nesta semana: retirei a ração e fiz (com o auxílio luxuoso de minha mãe) uma comidinha de gente, quase uma canja estilizada para cachorrinhos. Confesso que até eu tive vontade de comer.
A hora do remédio, porém, não foi de alegria absoluta, mas vai lá. Nada é perfeito.
Obrigada pela preocupação de todos e aqui deixo um latido (em nome dele) de agradecimento.
Bjo a todos


Servição

Do dia 11 ao dia 24 de maio, o Rio finalmente vai ter sua RestaurantWeek. Já ouviu falar??
Depois do sucesso em SP, os cariocas também vão poder aproveitar uma semaninha de preços acessíveis em restaurantes de diversos gêneros.
Funciona assim… Os restaurantes são desafiados a criar cardápios diferentes com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo: almoço R$25 +R$1 e jantar R$39+R$1 (Esse R$1 é destinado a instituições beneficentes). Anota aí:
1. Allegro Bistrô (Copacabana)
2. Applebee’s (Barra)
3. Aquim (Leblon)
4. Azzurra (Barra)
5. Bar d’Hotel – Marina All Suites (Leblon)
6. Blason – Casa Julieta de Serpa (Flamengo)
7. Benkei (Ipanema)
8. Friday’s (Barra)
9. Gatto Rosso (Barra)
10. Gloss (CasaShopping; Barra)
11. Gula Gula (Leblon, Rio Design Leblon, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Rio Plaza, Fashion Mall, Barra e Rio Design Barra)
12. I Piatti (Humaitá e Barra)
13. La Pasta Gialla (Barra)
14. Lorenzo Bistrô (Jardim Botânico)
15. Manekineko (Leblon, Barra, Shopping Tijuca, Itanhangá e Humaitá)
16. Mensateria (Barra)
17. Miam Miam (Botafogo)
18. NamThai (Leblon)
19. Sawasdee Bistrô (Fashion Mall; São Conrado)
20. Skylab – Rio Othon Palace (Copacabana)
21. Tizziano (Barra)
22. Vegetariano (Leblon)
23. Vizta – Marina Palace (Leblon)
24. Zazá Bistrô (Ipanema)
Informações: www.restaurantweek.com.br

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Oasis hoje

Para os fãs, tem Oasis hoje no Rio. Dizem que a turnê tá foda, imperdível. Na Cidade Maravilhosa, os caras tocam no Citybank Hall.
Ainda dá tempo!

Mundos opostos?

Hoje, quando vinha para o trabalho, deparei com uma cena bem interessante. Um menino engraxate limpava os coturnos de um policial em plena calçada da Av. Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. Me perdi olhando aqueles movimentos do garoto e a tranquilidade do policial, que sem preocupação ainda falava ao celular.
A cena xchamava não só minha atenção quanto de vários outros transeuntes dali.
Normalmente partes integrantes de lados opostos, vi naquele momento a possibilidade - depois de tanto tempo - de um mundo melhor.
Quem sabe?!...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dim-dim

É inquestionável. Ou tudo está mais caro ou o meu salário cada dia está menor. Não tenho um real no bolso que sobre para as minhas coisas. Não dá para comprar roupas, comer melhor, viajar sem usar ocartão de crédito. Nunca. E o que é pior: rola com todo o mundo.
Meus amigos dizem que se habituaram a viver no vermelho. Eu nunca tive este hábito, mas de dois meses para cá debutei. Meu cheque especial agora faz parte do meu salário.
Socorro!!

**

Fui ao supermercado e fiquei chocada. A carne tá os olhos da cara, os legumes caríssimos, os supérfluos inacreditavelmente fora de cogitação. E a cerveja? Até a Itaipava está foda para comprar.

**

Você já notou como aqueles porquinhos que guardávamos moedas quando crianças multiplicaram pelas ruas, sendo vendidos pelos camelôs. Pois é, os cofrinhos voltaram à moda. Por que será, hein?! Reflexo da nossa economia. Tenho uma amigo que começou a guardar moedas paraa lua-de-mel e disse que o negócio deu tudo certo. Ele não viajou com a grana por conta de um imprevisto, mas quando quebrou o suíno a graninha já era expressiva.
Vou tentar. Pode ser a salvação da minha lavoura.

**
Você descobre que está na pindaíba quando começa a pensar em ter um cofrinho.
**

Quero buscar novas fontes de renda. Não aguento mais esta dureza. E o que mais me irrita é pensar que trabalho pacas e não dá tempo de eu me dedicar aos meus projetos.
Putz!

Anjos e Demônios

Dia 15 estaréia o novo filme de Robert Langdom ou deveria dizer Tom Hanks na pele do historiador de "O Código da Vinci"? Fato é que "Anjos e Demônios" estará por aqui e promete causar tanta polêmica qto o primeiro.
Imperdível.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Doentinho

O filhote de Claudia Leitte está com meningite. É o que os veículos na internet noticiam. Tadinho...
Tive meningite qdo criança. Na época, ainda era apontada como uma doença grave. Ou a criatura morria ou ficava sequelada. Até hoje minha mãe brinca comigo dizendo que eu não escaparia das estatísticas. Fiquei meio doidinha mesmo.
Mas enfim... Hoje tudo é encarado de uma maneira melhor.
Saúde para ele.
E que Claudinha veja isso como um sinal para dar uma parada. Não entendo muito bem esta loucura de enfrentar trios elétricos um mês após ter dado à luz. Sem necessidade.

Pressionada

Eu sinceramente não nasci para trabalhar sob pressão. Tenho amigos que não vivem sem este terrorismo velado de patrões e clientes, mas eu fico para morrer. Estressada, com preguiça, de saco cheia... Sem falar no humor. Cada pessoa adulta sabe das suas obrigações...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Da série "Coragem para poucos"

Li com interesse a matéria de capa da revista O Globo, ontem. Rodolfo Bottino expôs ali seu carater, sua personalidade, a figura carismática que sempre foi. E suas dificuldades, suas mazelas, suas dores. Palmas para ele.

Fla, Fla, Fla....

Já disse mais de uma vez que a especialista em futebol aqui era Carolzinha Bellei, minha amiga querida, que fundou comigo este espaço. mas diante do tri de ontem, não posso deixar de comentar sobre "o que eu não sei".

**
Foi impressão minha ou o Botafogo realmente cresceu sobre o Flamengo no segundo tempo? Sou Fla, mas convenhamos...

**
E o Léo (pão duro) Moura? Já tá com a Perlla de novo. Aliás, a moça deu adeus à sua crreira. Imagina depois deste vexame ouví-la cantando "Deu mole para caramba/ Tremendo vacilão/ Tá todo arrependido vai comer na minha mão..."

**
O que é o Kleberson, hein?! Adorei a posição dele. Humildade sempre.

**
Bruno Souza = The Wall