Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rezemos...

Você já ouviu falar em mudanças climáticas? Se não, o que considero dificílimo, é bom começar a pesquisar e se acostumar com o termo. O que estamos vendo no nosso dia a dia é reflexo disso. Não há mais como negar. O terremoto no Haiti de ontem - que dizimou sabe lá qtas pessoas - não é obra do acaso; é obra do ser humano. Mais um fato trágico dentro deste cenário que há anos vem sendo comentado. Desmatamos, destruímos, matamos, mudamos as paisagens e achamos que isso não teria retorno?? Triste idéia.
Tragédias sempre ocorreram, mas não com toda esta fúria da natureza, não tão frequentemente.
Não imaginemos também que isso se restringe ao caos que ocorre ambientalmente em todas as partes do mundo, menos no Brasil. Não somos especiais neste sentido. Somos parte de um todo que sofrerá também. E não precisamos ir muito longe. O que aconteceu em Angra na véspera da chegada de 2010 mostra um pouco isso. Guardadas as devidas proporções, é algo que me lembra a natureza raivosa do país vizinho. Aqui no Rio, tb há temos não vemos um verão tão quente. Às 9h, os termômetros já apontam 39 graus. Natural isso? Fico imaginando o que será dos nossos filhos, dos nossos netos... Ou, como diz um amigo, "talvez nós mesmos já estejamos assistindo o que achávamos que só eles veriam...".
O que fazer? A nossa parte. Pode ser pequena, pode parecer que não faz diferença, mas sinceramente acho que cada um tem um pouco de responsabilidade e pode colaborar. Não joguemos lixo nas ruas, tentemos usar menos nossos carros, não maltratemos os animais, ajudemos o próximo. Pode parecer mínimo, idiota ou sem resultados, mas acredite que pode contribuir com alguma coisa.
E rezemos.
Rezemos pelos que se foram vítimas deste caos.
Rezemos por nós que ainda estamos aqui, acompanhando e muitos vivendo esta dor.
Rezemos pelos que virão.

Nenhum comentário: