Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sem saco

Se até agora você ainda não tinha entendido, a tal lei que acaba com os sacos pláticos utilizados pelo comércio e como seria isso na prática, bem vindo ao clube. Ainda há tantas dúvidas que pairam no ar que sinceramente tô até tonta. Só para variar uma iniciativa deste porte é tomada e a população não está devidamente informada.
A tal lei que determina que supermercados e estabelecimentos comerciais de médio e grande portes do Rio de Janeiro substituam sacos plásticos por sacolas reaproveitáveis entra em vigor hoje. O prazo para a substituição destas sacolas é de dois a três anos para microempresas e empresas de pequeno porte. Para as empresas de médio e grande portes, o prazo é de um ano. Até aí, beleza. Sou a favor do meio ambiente e dele inteiro tb, da causa dos micos leões e das baleias, assim como a necessidade de redução da poluição, mas alguém poderia me dizer como vai ser o dia a dia??
Minhas dúvidas: como carregarei minhas compras? Agora terei que comprar sacos de lixo já que não tenho como reutilizar tais sacolas? E se eu for ao supermercado e comprar mais do que minha bolsa reutilizável suportar, como levarei as compras para casa?
Alguém aí pode ajudar?
Bem, por enquanto, os que os jornais dão conta é de que quem optar por não usar esses sacos vai ganhar desconto nas compras. Ou seja, nada mal. A cada grupo de cinco itens comprados, haverá um abatimento de R$ 0,03 do valor total da compra. Já é um motivo para levar minha própria sacola. Outra coisa: o consumidor que devolver sacolas plásticas também será beneficiado: a cada 50 unidades, o cliente ganha um quilo de arroz ou feijão. Onde eu vou achar isso, eu não sei, mas quem quiser fazer disso um trabalho já tem opção.
A idéia é nobre, mas não sei sinceramente se vai dar certo. na minha reles opinião, o negócio é aguardar mesmo. Dizem que foram desenvolvidos plásticos biodegradáveis que prometem resolver o problema ambiental causado pelos sacos comuns, que chegam a demorar cerca de 100 anos (dependendo da exposição à luz ultravioleta e outros fatores) para se decompor. Imagina... O novo material levaria cerca de 60 dias. Bacana.
Entendo que é uma iniciativa necessária, porém acho que foi meio repentina. Ou estou errada? É preciso que a sociedade se adapte ao novo modo de vida e seja bem informada. Confesso que pouco vi na mídia sobre o tema, excetuando hoje que meu jornal veio com a notícia.
Enfim...
Enquanto as coisas não se esclarecem de maneira definitiva, sugiro que deixemos de ir ao supermercado por um mês, pq imagina a confusão que a tal lei não deve estar dando nestes primeiros dias. Ou se formos, tratem de fazer uma lista bem definida e praticar aquela teoria de só comprar o necessário. Assim, além de economizar, sua bolsa levada de casa vai caber tudinho.

Nenhum comentário: