Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

terça-feira, 27 de julho de 2010

Quem tem chefe é índio?

Tenho um conhecido, um dos caras mais competentes que o jornalismo já viu, com 590 anos de praia, que abriu mão de ser chefe. Apesar de ser um dos profissionais mais talentosos que conheço (e mais generosos), optou por não assumir o cargo mais alto e almejado por muitos. Motivo? Questão de opção.
Olhe para o lado e vc terá as respostas facilmente: ser chefe não é para qq um. Ser chefe não é simplesmente saber mandar, é saber fazer para poder ensinar. Ser chefe não é só chegar e trabalhar, é tb saber escutar, organizar, estruturar, visualizar. Ser chefe não é só criticar, mas acima de tudo ajudar a consertar, desvendar talentos, encontrar novas fórmulas. Ser chefe não é só ser o primeiro a falar nas reuniões, mas é ter o que falar. Ser chefe não é somente ter acesso às informações e repassá-las, é ter acesso, saber repassá-las e agir na manutenção delas.
Eu confesso que não tenho o menor jeito para ser chefe. Prefiro continuar ganhando minha graninha, fazer o meu e picar minha mula. Mas assumo os ônus e bônus disso. Aliás, gostaria, aliás, que quem não tivesse talento para coisa fizesse como eu. Infelizmente, não podemos achar que todos tenham que ter os mesmos valores e conceitos que a gente.
Tô cansada de ver gente como chefe agiando como se fosse mero funcionário. E aí é um tal de jogar culpa para o outro, reclamar do seu próprio salário, questionar as folgas do subalterno(e até as suas próprias), incentivar o desestímulo.
Boa chefia eu conheço de cara. No primeiro dia de trabalho... Não me diga que seu amigo por ser gente boa seria bom chefe. Bull shit! O bom chefe a gente não reconhece no botequim. Bom chefe a gente sabe que é enfrentando a rotina de trabalho, é na lida mesmo.
Já tive alguns chefes e sei apontar os melhores. Ou menos piores. Vc é daqueles que acham que chefe só serve para a gente falar mal? Eu não acho. Já tive pessoas líderes, companheiras, parceiras de trabalho, as quais tive o prazer de chamar de chefe. Mas tb já tive à frente da empresa onde trabalhava criaturas que só tratava os empregados aos berros, que jogavam coisas contra eles e os chamavam de "idiotas", que ligavam nas horas mais estranhas para saber se determinado trabalho foi feito. E aí estes deviam ter suas orelhas queimando dia e noite. E mereceram...
Acho sinceramente que deveria haver um curso para ser chefe. Acho mesmo. Um curso onde pudesse ser aprendido, além da sua área específica, um pouco de Recursos Humanos (com toda a pompa do nome!), um pouco de administração, algo de português e de matemática (sim, é exatamente isso que vc está pensando...) e, quem sabe, um tico de psicologia. Por que lidar com gente tb é difícil e exige algo mais da pessoa que se pretende chefe. Eu acho. Mais uma vez: ônus e bônus.
Além de funcionário, vc tem ali um ser humano. Uma pessoa que é bom médico, professor, pedreiro, doméstica, jornalista (vai lá!), mas que acima disso é um ser humano. Uma pessoa que precisa de respeito, respaldo, de ensino, de suporte.
Vc se imagina com uma cozinheira em casa, qaundo vc mesma não sabe fritar um ovo? E quem vai ensiná-la a fazer a gema mole, como minha mãe sempre disse? Eu posso até não saber como colocar um tijolo, mas sei que ele deve ser colado com uma pá sobre um pouco de cimento e batidinho para ficar no lugar bacana. Eu já vi fazerem e imagino que não é fácil, mas poderia até me aventurar. Por que não?
É fato. Para ser chefe é preciso, no mínimo, saber. Algo além do que vc pensa que sabe...
E se vc souber disso, bem... já é um bom passo em direção à chefia.

Nenhum comentário: