Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que faz uma relação ser duradoura?

Qual é o segredo de uma relação feliz e duradoura?
O que leva duas pessoas a continuarem juntas por muito tempo e mantendo cumplicidade, respeito, amor?
Do que é composto um casamento "de verdade", com longevidade?
Não olhe para aqueles pares que passam anos e anos só se aturando, resmungando pelos cantos e se olhando de banda, juntos só por comodismo, mas sim para aqueles que vc sente que ainda curtem a companhia um do outro, que admiram o parceiro, que se divertem juntos, mesmo que estejam a anos-luz das baladas e botequins.
Li uma entrevista do mestre Contardo Calligaris, psicanalista italiano radicado no Brasil, colunista da Folha de S. Paulo, que achei que pode responder a parte destas dúvidas. Segundo ele, viver um longo relacionamento é como conhecer apenas um país, só que profundamente. E do ponto de vista da qualidade e da intensidade, isso é mais interessante. "Senão, é como fazer 12 capitais européias em 10 dias. Isso garante ver mais cartões-postais, mas é como as meninas da Playboy, saem a cada mês. Prefiro passar 15 dias no Sul da França e conhecer cada pedacinho."
Concordo em gênero, número e grau. Sou assim mesmo. Quando viajo, gosto de ir a lugares que o povo da terra frequenta, descobrir esconderijos que só quem é de lá visita, comer coisinhas do lugar. Assim é tb o casamento: de cadeira, posso dizer que adoro ter alguém. A solteirice tb tem lá os seus encantos, mas é tão bom ter a quem amamos ao lado, um cúmplice, alguém que nos conhece e reconhece em cada gesto. E isso só o tempo é capaz de nos doar.

Nenhum comentário: