Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Oba, posso comer cachorro quente!!

Sou fanática por cachorro quente, mas graças a Deus não sou chegada aquele monte de tralhas que as pessoas se acostumaram a colocar dentro do tradicional hot dog. O que gosto mesmo é do pão fofo, salsicha bem gostosinha e o molho. No máximo, uma mostarda preta. Porém, sempre fiquei meio na dúvida se podia comê-lo sem culpa.
Hoje, meus problemas acabaram...
Olha o q encontrei hoje na grande rede. Que maravilha!!


Hot dog sem culpa*

No carrinho de rua, no supermercado, na lanchonete, nas festinhas infantis ou até mesmo em casa, o cachorro quente ou hot dog é um dos lanches mais populares entre adultos e crianças. Sua base é composta pela dupla pão e salsicha, mas a cada dia o brasileiro incrementa a receita com outros ingredientes.A lanchonete Black Dog, de São Paulo, por exemplo, oferece aos seus clientes recheios com purê de batata, milho, cheddar, ervilha, catupiry e até carne moída. "Agora vamos lançar um hot dog natureba com queijo branco, salada, pão integral e salsicha", conta Leandro Neves, diretor geral da lanchonete. A ideia é propor uma alternativa mais saudável ao lanche que é uma tentação para qualquer dieta. E não é para menos.
A desvantagem do cachorro quente é ser um alimento muito rico em calorias (por causa das gorduras) e pobre em nutrientes, vitaminas e sais minerais, como cálcio e ferro, essenciais para o organismo. "O ideal é comer o lanche com moderação, cerca de uma ou duas vezes na semana, para quem não tem outra opção", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. Quem gosta da versão mais enxuta do lanche pode ficar mais tranqüilo em relação ao ponteiro da balança, já que o que deixa o cachorro quente carregado de calorias são os seus acompanhamentos. "O valor calórico de um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho simples é de 290 calorias, enquanto que, acrescido de purê de batata, maionese, mostarda, katchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha, ele pode chegar a 580 calorias", explica a nutricionista Amanda Epifânio.
Mas é a salsicha que merece atenção especial quando o assunto é a saúde. A protagonista do lanche é um alimento formado por diferentes tipos de carnes, em geral carne bovina e suína, e mais a proteína texturizada de soja. "Essa mistura também leva diversos corantes e conservantes, muitos à base de sódio, tornando esse alimento contra-indicado ao consumo constante, por sobrecarregar o funcionamento dos rins. Além disso, conservantes como nitratos e nitritos, presentes em qualquer tipo de carne processada, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de câncer de intestino", diz Amanda Epifânio.


* Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário: