Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Em férias!

Pois é... Tô indo.
Prometo não sumir no meio deste período maravilhoso a que chamo de férias.
Vai ter sol, cerveja, viagens, descanso, curtição, amor... ai, que bom!
Vou sentir saudades de vcs, mas pinto aqui de vez em qdo só para me fazer presente.
Quase 35 dias de folga.
Qq coisa, me liga.
Na volta, muitas novidades...
Bjoetchau!

Ai...

Paguei a língua. Fui dizer que não estava acelerada por conta da chegada das férias e desde ontem me encontro com uma dor de barriga de matar. Ou seja, se aparentamente não me incomodo, de alguma maneira a expecattiva tá lá, guardadinha dentro de mim. E o pior: meu organismo a reconhece e reage à fdp!!
Ufa!!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Férias à vista!

Férias são sempre motivo de alegria. Vc pode até me dizer que não vai viajar, nem fazer nada especial; que vai tirar só uns dias para ficar de bobeira em casa, que tem só 10 dias de descanso. A unanimidade, porém, diz que estes dias são abençoados na vida de qq trabalhador. Sou mesmo a favor de q tivéssemos duas ou três por ano. Recicla, rejuvenesce, recarrega as energias de qq cristão. Acredito messssmo na teoria do ócio necessário.
As minhas férias de 2010 começam nesta sexta-feira. Sim, é amanhã. Estou de bem comigo mesmo, mas confesso que não estou naquele estado de euforia que costumo ficar todos os anos. Me estranhei, confesso. Minha terapeuta disse q é uma sensação positiva, afinal as expectativas são responsáveis pelas frustrações. Não esperar muito quer dizer que o que vier será lucro.
Bem, se ao menos eu conseguir uns dias com os pés para cima calçando minhas Havaianas (ou nem elas!), estarei feliz. E tudo indica que ao menos isso está garantido.

Sobre TPM

Uma amiga nova (em todos os sentidos) me enviou isso. Achei sensacional!!

FRASES E PROCEDIMENTOS PARA SOBREVIVER A UMA MULHER COM TPM:

PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui... Come esse chocolate.

PERIGOSO: Você vai vestindo ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom.
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui.... Come esse chocolate.

PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Será que não estamos exagerando?
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui... Come esse chocolate.

PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais, hoje.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse robe!
ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.

Para os próximos 28 dias...

Encontrando prazer fora da rotina*
De 25/02 (hoje) às 5h04 e 23/03 às 18h01
Esta é também uma fase positiva para viagens, leituras, aventuras, tudo o que lhe engrandeça a alma e aumente suas percepções diante da existência. Com Vênus na 9, a prioridade do momento é sair da rotina: conhecer novos lugares, fazer coisas diferentes, experimentar novas coisas. Tudo isso amplia seus horizontes harmoniosamente, expandindo seus conceitos e lhe tornando uma pessoa mais aprimorada.
Ou seja: férias aqui vou eu.................................

* Do Ego Astral

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Altas Aventuras" para crianças e adultos

Gracinha, fofo, encantador, comovente. Todos estes adjetivos podem ser aplicados ao premiado "Up - Altas aventuras". Ainda que vc não tenha crianças em casa - como é o meu caso (ou não??), eu não perderia a chance de assistir a esta linda história (a 10a da Pixar) que conta as aventuras de Carl (um idoso viúvo com seu sonho de se mudar para o magnífico Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul) e Russel (um garoto escoteiro amante da natureza com seu sonho de protegê-la), Kevin (a ave tropical) e Dug (um cão falante). Uma delícia.
Meu querido adora animações e este tinha que estar na minha lista. "Up" não é só um indicado ao Oscar: ele já é o vencedor do Globo de Ouro como Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora e acaba de ganhar a estatueta de melhor filme da 37ª edição do Annie Awards, conhecido como o "Oscar da animação". "Up" também faturou o prêmio de melhor direção, entregue ao cineasta Pete Docter.
De fato: os caras não estão brincando em serviço, né???
Um motivo a mais para curtir: a dublagem de Carl é feito pelo ilustre Chico Anisio.
Eu indico.

"A Duquesa" é show de bola!

Fim de semana de amores adoentados em casa, muito trabalho e filmes. Sim, filmes. Assisti um que chamou minha atenção e vou até trocar aqui na página a carinha de Benjamin Button, como boa indicação: "A Duquesa". O filme não é novo, mas vale a pena. Figurino à altura, fotografia iluminada, atuações acima de qq suspeita. Se vc não viu, corra para alugar.
Pode ser minha admiração pela beleza e doçura de Keira Knightley; pode ser a certeza de que Fiennes é ator dos bons; mas principlamente o filme é encantador (e atualíssimo). Dirigido por Saul Dibb, que também assina o roteiro, “A Duquesa” conta a história de Georgiana Spencer, que ganhou o sobrenome Cavendish após casar-se em 1774 com William Cavendish (interpretado no longa pelo ótimo Ralph Fiennes). Mais uma vez: uma história de época em que a paixão do capitão Jack Sparrow (de Piratas do Caribe) dá um show.

Georgiana é uma jovem adorada pelo povo inglès, seus vestidos e chapéus ditam moda e, como conseqüência, ela conquista poder e influência política. É amada pro todos, menos por seu marido. Um fdp q trepa com todas as damas de corte, sem restrição. O acordo de casamento é a "confecção" de um herdeiro e imagina a situação da moça quando nascem os frutos de seu casamento: só meninas.
A duquesa encontra numa amiga a fuga da solidão de seu casamento, mas a surpresa maior está por vir: a tal passa por dificuldades após se separar do marido e perde a guarda dos três filhos (todos homens). Georgiana a acolhe em sua casa, mas se depara com a amiga e o marido se envolvendo. Um triângulo se forma e ela é obrigada a aceitar todas as regras. Além da submissão da mulher a seu marido a que Georgiana é obrigada a enfrentar, ela ainda sonha com um grande amor recíproco e chega a ir buscá-lo, mas o destino reserva surpresas para o novo casal.

Detalhe: qualquer semelhança com a história de Lady Dy não é mera coincidência.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais Carnaval (agora do bem...)

Hoje é dia de Casa Rosa. Não sabe o que rola por lá???...
No rescaldo do Carnaval, Imprensa Que eu Gamo e Exalta Rei fazem uma apresentação histórica. Vale a pena ir conferir. Começa às 22h. Vejo vcs lá!

Simpatia???

Caros amigos,
o dia de ontem foi meio tumultuado e acabei esquecendo de postar aqui um fato impressionante do Carnaval que não posso deixar passar em branco.
Para os que ainda não sabem, no domingo, dia 14, no desfile principal do Simpatia É Quase Amor, nossos compositores queridos Daniel Pereira e Claudinho Souza (ao lado de alguns parceiros do samba campeão deste ano no bloco) passaram por uma situação "constrangedora". Na verdade, a diretoria do bloco impediu que parte do grupo de compositores subisse no carro, alegando falta de espaço e que alguns não cantavam nem tocavam nenhum instrumento.
Esqueceram que parceria é parceria. E lucros e prejuízos são divididos igualmente.
Sinceramente, estou chocada com a guerra de egos que se transformou o Carmaval de rua carioca. E olha que, teoricamente, ninguém ganha dinheiro. Estamos falando de algumas poucas horas de fama, algum prestígio, algo da sensação de ser celebridade. Sei disso pq sou compositora do Imprensa e fui campeã por três anos consecutivos, aliás com os dois parceiros que cito acima e os quais foram vítimas desta atitude bizarra da diretoria do maior bloco da cidade.
A resposta à questão está no blog http://odia.terra.com.br/blog/sambaderede/
Entrem no link e dêem a sua opinião, reclamem, espinafrem, xinguem um pouco. Só assim faremos um Carnaval melhor para todos. Eu, por mim, já fui lá e postei minha indignação e meu apoio irrestrito para que tanto meu cantor favorito quanto meu amigo Capitão coloquem esta galera na justiça. Há coisas na vida que só se sanam através de grana.
E viva o Zé Pereira!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Doidas e/ou santas

Já abri meu ano - neste pós-Carnaval - comprando um livro que há muito me deixava curiosa. Na verdade, troquei um q ganhei no fim do ano. Martha Medeiros é tudo mesmo e resolvi conhecer um pouco mais da sua obra. São cen crônicas... Imagine: deve ter para todos os gostos.
Com vocês, um pouco de "Doidas e Santas":

"Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem o amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar nosso poder de sedução para encontrar “the big one”, aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá pra ocupar uma vida, não é mesmo?
Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e diga se ela não tem ao menos três destas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascinante.
Todas as mulheres estão dispostas a abrir a janela, não importa a idade que tenham. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira pra ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só sendo louca de pedra."

And the winner is...

E ganhou quem tinha que ganhar mesmo. Aproveitei este ano e fiz algo que há muito não fazia: assistir aos desfiles das escolas de samba. Palmas para a Unidos da Tijuca, minha preferida desde q vi aquela comissão de frente. Fiquei impressionada e passei o dia seguinte falando dela. Carnaval é isso mesmo: temos q ser tocados, é emoção, é criatividade. O desfile inteiro aliás estava encantador. Mérito do Paulo Barros! Merecida vitória.
Logo atrás, surgiu outra aposta minha: a Grande Rio, que apesar de um enredo em q se falava do Camarote número 1 (de uma pobreza só!) me relembrou Carnavais bem bonitos, q maracaram época. Valeu a vice liderança!!
Digo isso sem problema algum, mesmo sendo Beija Flor de coração. A minha escola, porém, veio sem novidades. Desfilar tecnicamente bem, rica e lindíssima não é mais diferencial da escola de Nilópolis, e sim obrigação... Não dá mais para ser menos do que isso.
E rumo a 2011!!

E o Carnaval, hein??

Hoje, quinta-feira, dia 18, ainda não acabou a festa de Momo, mas a massa já se foi... Ufa! O Carnaval foi mais tranquilo do que no ano passado - tive um dia de folga e um último dia bem mais calmo. Com alguns imprevistos, mas q são superáveis (queira Deus!). Posso dizer, porém, que como diz minha terapeuta - e até o camelo já preconizou isso - "Todo Carnaval tem seu fim" ou "o Carnaval acaba para todo o mundo". Fiquei impressionada com a quantidade de gente nos blocos, com o calor infernal, com a falta de estrutura para um simpels xixi amigo.
Não sei se no ano que vem estarei disposta.
Não dá para brincar, embora a companhia dos meus amigos é insuperável.
O que me dizem é q um ano é tempo mais do q suficiente para nos recuperar - eu não sei. Talvez comece a apelar para os circuitos alternativos, se é q eles realmente existem.
Os bailes são uma bela idéia. São pagos e por isso mesmo já fazem uma seleção do público. O banheiro é limpo, a cerveja é gelada e fácil de obter. Me diverti horrores nos dois em que estive... Acho mesmo q estou ficando velha e ter uma infra à minha disposição faz toda a diferença.
Um prazer meu: as fantasias foram um sucesso. A peruca de negona me fez rir quase um dia inteiro! De mim mesma... Um barato.
Uma tristeza: tive um prejuízo mega - me roubaram ou perdi num destes bailes minha cãmera digital e meu óculos escuros. O pior é q nem os paguei. Mas fica pelo pedágio por ter tido uma festa tão bacana no sábado. Só assim mesmo para me confortar...

Todo Carnaval Tem Seu Fim (Los Hermanos)

Todo dia um ninguém josé acorda já deitado
Todo dia ainda de pé o zé dorme acordado
Todo dia o dia não quer raiar o sol do dia
Toda trilha é andada com a fé de quem crê no ditado
De que o dia insiste em nascer
Mas o dia insiste em nascer
Pra ver deitar o novo
Toda rosa é rosa porque assim ela é chamada
Toda Bossa é nova e você não liga se é usada
Todo o carnaval tem seu fim
Todo o carnaval tem seu fim
E é o fim, e é o fim

Deixa eu brincar de ser feliz,
Deixa eu pintar o meu nariz

Toda banda tem um tarol, quem sabe eu não toco
Todo samba tem um refrão pra levantar o bloco
Toda escolha é feita por quem acorda já deitado
Toda folha elege um alguém que mora logo ao lado
E pinta o estandarte de azul
E põe suas estrelas no azul
Pra que mudar?

Deixa eu brincar de ser feliz,
Deixa eu pintar o meu nariz

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Com que roupa?

E o prefeito entregou a chave ao Rei Momo hoje e às suas princesas. Ou seja, estamos nas mãos da folia. E o Carnaval chegou! Esta "ofegante epidemia"... Para vc que curte Carnaval, a RioTur está com um site bombando com todos os blocos q rolam na cidade. São quase 500. Para vc q não conhece nada, mas queria experimentar, siga minha agenda. Claro que puxo sardinha para o meu lado e indico principalmente os blocos q meu amado estará pilotando o carro de som com sua voz de Pavarotti.

Sábado - 15h - Botafogo - Barbas (com direito a banho de pipa)
Domingo - 15h - Ipanema - Simpatia é Quase Amor
Terça - 15h - leme - Meu Bem Eu Volto Já

Eu ainda recomendo o Boitatá no domingo, pela manhã, mas não deixe de ir fantasiado. É um bloco desses de tirar o chapéu!
mas não esqueça de beber muito líquido, usar roupas leves, levar dinheiro e chave em bolsos fundos, comidinha na barriga sempre. Mais um detalhe importante: vá para relaxar e não esquente com os pequenos aborrecimentos de quando frequentamos lugares cheios. A festa é popular, lembre-se disso!
E viva o Zé Pereira!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Colombina

Estreio hoje minha fantasia de Colombina. Dias e dias de expectativa.
No ano passado, fiz uma estilizada, mas fiquei apaixonada pelo personagem. Neste ano, sou mais Colombina. Rosa, menina, mulher, como venho sendo há tempos.
Minha mãe caprichou. A melhor costureira de todos os tempos.
Ficou lindaaaaaaaaa...
Passei parte da noite de ontem pendurando os pom-pons (é assim q se escreve??). Fitas rosas, pom-pons coloridos em tons róseos, sapatilhas prata. Hoje, foi a vez do chapéu. Posso tê-lo ou não. Optei pelo traje completo. Com pom-pons, é claro!
Me olho no espelho... Parece um conto...
Eu, Colombina, rosada, bonita, toda enfeitada e apaixonada por meu Arlequim.
Meu Arlequim, aliás, vai fantasiado de padre.
rsrs...
Queria q ele fosse mais romântico e fizesse par comigo. Acho os personagens lúdicos, sonhadores, renascidos de uma época antiga, um Carnaval que não volta mais. Porém, como Arlequim que é, não seguiria exatamente o previsto. E optou por uma fantasia de... padre. Não deixa de ser engraçado. Aliás, ri com ele e sozinha algumas vezes ontem por conta da escolha. "Seremos capazes de heresias??"... rsrs
Diz um amigo que o melhor da festa é esperar por ela. E vc sabe q concordo com ele?! Torço, porém, para q a festa tb seja bacana. E bom Carnaval para todos!
"Colombina, onde está você?
Eu vou dançar um iê-iê-iê..."

Pensamento do dia

Recebi de uma amiga:
"Calorias são pequenos vermes, inescrupulosos, que vivem nos guarda-roupas e que, durante a noite, ficam costurando e apertando as roupas das pessoas."

Bailes

Hoje começa efetivamente o Carnaval para quem não é aficcionado pelo tema. Pois bem... Já começo então sugerindo um baile para ninguém botar defeito. Debutar no sol de 40 graus só sábado, senão a galera foge. Por isso, a melhor opção mesmo é começar o aquecimento pelas casas fechadas, com ar condicionado, à noite, fantasias à toda prova.
A programação está farta. Para mim, quinta-feira é um dos melhores dias do Carnaval - o povo que trabalha ainda não está se acotovelando. Só tem baile bom e apesar dos precinhos salgados valem a pena. Minha preferência? Trapiche Gamboa. A galera do espetáculo Sassaricando é responsável pelo belo som: Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho, Luis Felipe Lima, Oscar Bolão, Dirceu Leite e Beto Cazes. Os caras são fodas no quesito animação. Tem muita marchinha, sambas enredos e concurso de fantasias. Eu fui e posso dizer: é imperdível!
Ainda tem o Baile da Sebastiana, no Clube Monte Líbano, na Lagoa, e o Baile da inenarrável Orquestra Imperial. Este último no Circo Voador. Ah, no intervalo e depois deste: DJ Marlboro e equipe BigMix nas carrapetas. Ou seja, dá de tudo.
Então, coloque sua fantasia e caia na folia.

Segue um servição para quer estiver interessado:
Trapiche Gamboa - Rua Sacadura Cabral, 155, Gamboa, às 23h. Tel.: 2516-0868. R$ 30.
SEBASTIANA - Av. Borges de Medeiros 701 - Lagoa (2512-8833), às 22h, R$ 40.
Orquestra Imperial - Circo Voador, às 21h, R$ 50.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mais previsões (boas)

Popularidade em alta
Vênus em sextil com Lua natal
Entre os dias 10/02 (hoje) às 19h47 e 18/02 às 0h15, o planeta Vênus no céu estará formando um aspecto harmônico à Lua do seu mapa de nascimento, Karla. Este ciclo está associado a uma idéia de popularidade, charme social, boas situações envolvendo lazer, festas, encontros e reuniões. É um excelente momento para conhecer as pessoas certas, que poderão lhe beneficiar de alguma forma no seu trabalho ou em sua vida afetiva, ou até na vida espiritual. A qualidade natural deste momento envolve um bem-estar que está associado a uma busca por tudo aquilo que é bom e belo na sua concepção das coisas. É um período conveniente para interagir, fazer-se ver, conhecer gente nova. Suas emoções estarão fluindo a contento, e as pessoas em geral estarão lhe percebendo como alguém simpático. E é justamente por esta qualidade maior de simpatia neste momento que você tenderá a conseguir as coisas sem muito esforço, valendo-se mais do sorriso e da elegância.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Oba, posso comer cachorro quente!!

Sou fanática por cachorro quente, mas graças a Deus não sou chegada aquele monte de tralhas que as pessoas se acostumaram a colocar dentro do tradicional hot dog. O que gosto mesmo é do pão fofo, salsicha bem gostosinha e o molho. No máximo, uma mostarda preta. Porém, sempre fiquei meio na dúvida se podia comê-lo sem culpa.
Hoje, meus problemas acabaram...
Olha o q encontrei hoje na grande rede. Que maravilha!!


Hot dog sem culpa*

No carrinho de rua, no supermercado, na lanchonete, nas festinhas infantis ou até mesmo em casa, o cachorro quente ou hot dog é um dos lanches mais populares entre adultos e crianças. Sua base é composta pela dupla pão e salsicha, mas a cada dia o brasileiro incrementa a receita com outros ingredientes.A lanchonete Black Dog, de São Paulo, por exemplo, oferece aos seus clientes recheios com purê de batata, milho, cheddar, ervilha, catupiry e até carne moída. "Agora vamos lançar um hot dog natureba com queijo branco, salada, pão integral e salsicha", conta Leandro Neves, diretor geral da lanchonete. A ideia é propor uma alternativa mais saudável ao lanche que é uma tentação para qualquer dieta. E não é para menos.
A desvantagem do cachorro quente é ser um alimento muito rico em calorias (por causa das gorduras) e pobre em nutrientes, vitaminas e sais minerais, como cálcio e ferro, essenciais para o organismo. "O ideal é comer o lanche com moderação, cerca de uma ou duas vezes na semana, para quem não tem outra opção", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. Quem gosta da versão mais enxuta do lanche pode ficar mais tranqüilo em relação ao ponteiro da balança, já que o que deixa o cachorro quente carregado de calorias são os seus acompanhamentos. "O valor calórico de um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho simples é de 290 calorias, enquanto que, acrescido de purê de batata, maionese, mostarda, katchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha, ele pode chegar a 580 calorias", explica a nutricionista Amanda Epifânio.
Mas é a salsicha que merece atenção especial quando o assunto é a saúde. A protagonista do lanche é um alimento formado por diferentes tipos de carnes, em geral carne bovina e suína, e mais a proteína texturizada de soja. "Essa mistura também leva diversos corantes e conservantes, muitos à base de sódio, tornando esse alimento contra-indicado ao consumo constante, por sobrecarregar o funcionamento dos rins. Além disso, conservantes como nitratos e nitritos, presentes em qualquer tipo de carne processada, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de câncer de intestino", diz Amanda Epifânio.


* Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Astrologia (moradessas?!...)

Olha o que o astral me reservou para este período:

09/02 (hoje) às 1h32 a 16/02 às 15h50
Prudência com palavras e atitudes
Mercúrio em quadratura com Lua natal
Entre os dias 09/02 (hoje) às 1h32 e 16/02 às 15h50, o planeta Mercúrio estará formando um aspecto tenso à Lua do seu mapa astrológico, Karla. Neste período, procure tomar um cuidado redobrado com fofocas, mexericos e especulações desnecessárias. Como diz o ditado, "quem conta um conto, aumenta um ponto", e neste momento de desarmonia entre Mercúrio e Lua, há de fato uma predisposição maior do que o normal para propagar verdades distorcidas, ainda que involuntariamente. Vale a pena também ter prudência ao acreditar naquilo que lhe contam, nesta fase. Investigue bem antes de tomar posições fundamentadas naquilo que te contaram. Uma atitude socialmente prudente é recomendada, Karla. Há, neste período, uma espécie de "desacordo" entre cabeça e coração. A razão determina um caminho, mas o emocional quer outra coisa. Não chega a ser nada grave, Karla, mas tão somente um momento de indefinições temporárias e de acentuação de contradições. As escolhas mais adequadas ficarão mais claras ao final deste período, por isso até lá não se preocupe tanto em tomar atitudes. Deixe a coisa cozinhando dentro de você, até que a certeza se manifeste.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Opções mil

Para quem ainda está meio perdido com a agenda dos blocos, minhas dicas:
- Hoje, tem Bola Preta, no centro, às 20h.
- Amanhã, rola Simpatia é Quase Amor, o maior da cidade, com direito a samba dos meus heróis.
- No domingo, é a vez do Suvaco, às 9h.
É claro que a cidade está lotada de boas opções, mas para mim estas são as melhores. Mas já me disseram que o Imaginô, do Leblon - que sai amanhã de manhã - é imperdível. Tb tem o Gigantes da Lira. Ah, domingo sai o Escravos da Mauá e no fim do dia tem Empolga às 9.
Ou seja, agenda para todos os gostos.

Cinco vitórias

Terminou ontem a fase das disputas para escolha dos sambas de blocos do Rio. Meus queridos Dani Pereira e Claudinho Souza arrebanharam cinco vitórias neste ano - somando Simpatia, Barbas, Meu Bem eu Volto Já, Voltar para Quê? e Bloco das Piranhas de Araruama. Resultado mais que merecedo e que eu espero renda bons frutos para ambos.
A partir de hoje, é iniciada nova fase: a curtição.

Chegou...

Pois é...
Foi dada a largada para a folia de Momo, a maior festa popular do mundo, o Carnaval.
Me divido entre amar o evento e odiá-lo. Como é possível? Somos assim mesmo, feitos de carne e osso. Tenho mil motivos para apreciar a festa e outros mil para detestra estar na cidade neste momento.
Por exemplo, é gostosíssimo ver meu querido ganhar visibilidade com seus sambas vencedores nos blocos; montar junto com meus amigos uma agenda conciliatória; pensar na preparação para os dias carnavalescos; escolher as fantasias que serão usadas em cada dia; ir ao Saara - maior comércio de rua da minha cidade - para comprá-las; beber muiiiita cerveja; comprar comidinhas especiais para o kit sobrevivência; dançar até cansar; zoar o plantão de todos; chamar a atenção pelo meu figurino; abusar da maquiagem; ouvir muito samba e marchinhas mil; rir do bom humor carioca... Etc Etc Etc...
Por outro lado, passo o Carnaval sem meu querido a maior parte do tempo, já que ele fica em cima dos trios cantando e eu fico embaixo na fila do gargarejo; ir ao Saara nesta época é de foder o crânio de tanto calor; assumir os quilos extras pq todo o mundo expõe muito mais o corpo nesta época; terminar o dia só pedindo cama; comer muita bobagem e correr o risco de ter q pedir ajuda do Raul; sentir saudade de MPB e rock; encarar as poças de água com xixi nas ruas; não ter banheiro suficiente para todos os foliões; acordar cedo para pegar bons blocos; enfrentar cordões lo-ta-dos... Etc Etc Etc...
Carnaval é isso.
Momento de se divertir e se estressar tb.
Nada será perfeito, né??
Minha mãe me diz um ditado sábio: "faça sempre do limão uma limonada". Vou além: prefiro fazer do limão uma caipirinha.
E VIVA O ZÉ PEREIRA!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ontem II

Sobre o jantarzão: fomos ao Yumê, um japa fantástico no coração do Jardim Botânico. A indicação de uma amiga vale muito a pena: o cenário é de filme. Ficamos na parte dedicada aos casais - um aquário sob os pés, um céu estrelado sobre nossas cabeças. À luz de velas, ambiente escurinho, ornamentação bacana.
O cardápio é vasto. Deixamos os combinados para outras ocasiões e embarcamos nos pratos quentes. Experimentamos uma lula maravilhosa recheada com shiitake. Indicação do garçom, aliás, figura gentilíssima. Até meu querido que não é chegado a cogumelos ficou de joelhos. Um bom vinho para acompanhar - como é o nosso costume. Depois, já com o estômago forrado, abrimos mão do jantar e embarcamos em mais entradas - tb quentes. Desta vez, outra indicação, porém, com camarões cobertos com amendoins e molho picante e trouxinhas mil. Quatro tipos pelo preço de uma. Vale a pena.
Um namorinho bom, um tatame para dar mais intimidade, uma água gelada para lavar a alma.
Ai......
Queria que a vida fosse 100% tomada por momentos assim.

Ontem

Finalmente ontem, após 20 dias de atraso, conseguimos eu e meu amor comemorar nosso niver de namoro. Ufa, uma canseira... tentativas e desistências, tentativas e desistências...
Ontem, porém, conseguimos.
O combinado é: noitada mesmo. Ou seja, programa bom e caro.
Optamos por teatro com jantarzão.
Fomos assistir "Simplesmente EU", monólogo sobre Clarice Lispector com Beth Goulart. A peça, que vem sendo ovacionada pela crítica, está no Teatro SESI, aqui ao lado. Aliás, a temida Barbara Heliodora apontou-a como um dos melhores espetáculos dos últimos tempos. Fomos conferir.
O texto é da própria Clarice e aí não cabe aqui críticas. Beth Goulart é fantástica: linda, competente, simpática demais. A cenografia é simples, porém sofisticada. Leve, clean, tudo a ver com a época. A iluminação de Maneco Quinderé dá o toque final. Belíssima. O figurino é de Beth Filipecki, o que tb não deixa dúvidas: funcional, bem cortado, sóbrio. A cara da escritora.
Beth se veste e despe no palco. Em todos os sentidos. O sotaque é perfeito. A direção faz rir e faz chorar. Há cenas em que viajamos nas palavras. Há cenas em que nos perdemos.
Minha opinião, porém, é que que minha expectativa era muito alta e o espetáculo não foi à altura. Ai, serei eu apedrejada?? No universo em que se discute Deus, a vida e a morte e o talento de Clarice, comecei a achar a narrativa meio cansativa. Queria que tivesse sido mais ampla a discussão. Já li coisas da escritora e achei lindas, humanas, questionadoras. "Será que não entendo nada de teatro?", me perguntei.
Um amigo foi assistir na semana anterior e disse que chorou horrores. Eu não me emocionei desta maneira, mas tb não posso dizer que passou despercebido. Hoje, ainda pensava no qto Clarice questiona sua personalidade, sua vida neste mundo, sua trajetória. Não deixo de ter minhas perguntas em relação à vida tb... Enfim...
Se este era o objetivo de Beth e cia, bem... acho que vou ter que mudar minha opinião sobre a peça.

Pare o mundo que que quero descer

Sou mesmo cheia de manias. Quanto mais velhos vamos ficando, mais manias adquirimos. Não, não é TOC, mas imagino que o processo se inicie desta maneira. E isso não tem nada a ver com superstição! Ou tem?? Sinceramente não sei...
Conheço gente que só veste branco às sextas, que não passa embaixo de escadas, que se benze sempre que passa em frente a igrejas. Confesso que vez ou outra tb sigo estes ritos, mas não falo deste tipo de mania...
Eu, por exemplo, tenho mania de fazer coisas tudoaomesmotempoagora. No dia a dia, enquanto encho a garrafa dágua para colocar para gelar, coloco a comidinha do cão, desfio o frango na água e sal e ainda lavo uma loucinha que esteja suja. Quero otimizar meu tempo.
Mais uma: quando chego ao trabalho, enquanto o computador não roda os programas que quero, atualizo a agenda, marco médicos, levanto para encher a xícara de café. Não aguento esperar...
Se estou vindo no transporte para o trabalho, faço as ligações que ficaram para trás no dia anterior, leio o jornal do dia, analiso contas mensais. Ficar olhando pela janela como a maioria dos mortais, nem pensar.
Outro dia notei que aproveito o passeio do Roni è noite para ir à casa da minha mãe. Quando cozinho, faço questão de fazer dois pratos diferentes para que um seja congelado. Aos sábados, a feira é feita com o cãozinho no colo ou então no intervalo do banho do bichinho - assim mato dois coelhos com uma só cajadada.
Ufa, que loucura! Sinal dos tempos ou maluquice da cabeça das mulheres atuais. Não conseguimos mais fazer uma coisa de cada vez, porque somos requisitadas o tempo todo. E aí até quando podemos ter calma e fazer as coisas pacientemente, utilizamos estas táticas de guerra. E olha que nem tenho crianças ainda.
Credo...
Pare o mundo que que quero descer.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dia de Iemanjá

Canto Ao Pescador
Compositor: Jauperi / Pierre Onassis

Jogou sua rede
Oh, pescador!
Se encantou com a beleza desse lindo mar
Dois de fevereiro
É dia de Iemanjá
Levo-te oferendas
Para lhe ofertar
E sem idolatria
Olodum seguirá
Como dizia Caymmi
Insigne o homem cantando a encantar

Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer

Sei que o mar da história é agitado
E o Olodum a onda que virá
Em forma de dilúvio vem me despertar, amor
Em forma de dilúvio vem exterminar
Com seqüelas racistas
E trazendo ideais de amor e paz

Oloxum, Inaê, Janaína
Mara, Mara, Mara, Marabô, Caiala
SobáViaja, ê
Se baila
Me leva, Olodum, em tua onda que eu quero ir

Olodum, navio negreiro
Atracou em Salvador
Trouxe a música emitindo ideais da negra cor
E hoje exalta o mar, condutor da embarcação
E hoje exalta o mar, condutor da embarcação

Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer
Se Deus quiser
Quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

No medicines!

Fiquei arrepiada ontem com a matéria do Fantástico.
A Agência Europeia de Medicamentos proibiu a venda da sibutramina, atualmente a droga para emagrecer mais usada no Brasil e nos Estados Unidos, de acordo com informações do British Medical Journal (BMJ). A justificativa é que os riscos da sibutramina superam seus benefícios. Junto com a proibição, foram divulgados dados do estudo "sibutramine cardiovascular outcomes trial (SCOUT)", que mostrou que o risco de infarto do miocárdio aumenta 16% em pessoas que tomam o medicamento.
Tive vontade de bater na Sonia Bridi, q fez uma tomada tocante com uma balança e os pesinhos. Muita clareza...
Agora, a Pro Teste Associação de Consumidores avaliou a composição nutricional de cinco marcas de shakes - Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura - usados em dietas de controle de peso, e constatou que a maioria tem excesso de proteínas e carboidratos e não contêm fibras e gorduras suficientes para serem consumidos no lugar de uma das principais refeições do dia.
Cacete!!!
Depois de Cassio Gabus Mendes, as conversas de bastidores dão conta de que quem viverá Victor Valentim - o 171 que se passava por um famoso costureiro espanhol - no remake de Ti Ti Ti será Murilo Benício. Cacete, eu adoro o Cássio, mas Murilo é show de bola. Imagina o "cafonalha" Dodi agora travestido de costureiro: uma mistrura de Clodovil Hernandes com Versace. Um luxo!
A trama exibida na década de 80 e que vai voltar a fazer parte da grade da Rede Globo no meio do semestre do próximo ano.
Vcs se lembram do batom BocaLoca?? Peraí, para tudo!! ... Tô denunciando idade, né??