Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Os melhores álbuns de 2009*

Algo muito comum nessa época são as chamadas listas de "Melhores do Ano". Há listas pra tudo. Então, para não ficar de fora, relacionei, abaixo, os discos que mais me impressionaram em 2009. Com vocês, e com a permissão da turma do "CQC", lá vai o meu "Top Five":

1º lugar: Danger Danger – "Revolve"

Fui criticado por um leitor anônimo aqui do blog, mas não teve jeito. Para mim, "Revolve", o novo trabalho da banda norte-americana de hard rock Danger Danger, é o melhor disco de 2009. Celebrando duas décadas do lançamento do primeiro disco do grupo, o CD também marcou o retorno do vocalista original, o figuraça Ted Poley, que havia deixado o conjunto em 1993. Como destaques, a primeirona e empolgante "That’s What I’m Talking About", além de "Killing Love", "Ghost Of Love" e, claro, "Hearts On The Highway", na opinião deste que vos escreve, a música do ano!

2º lugar: W.E.T – "W.E.T"

Projeto que reúne o tecladista Robert Säll (Work Of Art), o guitarrista Erik Martensson (Eclipse) e o cantor Jeff Scott Soto (Talisman), o W.E.T foi uma bela surpresa que tive nesse final de ano. O grupo, cujo nome traz as iniciais das bandas originais de seus integrantes, já merece atenção só por ter o Scott Soto nos vocais. O cara é absurdo, tem inúmeros trabalhos no currículo, já foi vocalista da banda de Yngwie Malmsteen, do Journey, e chegou a ser cogitado ao posto deixado por Freddie Mercury no Queen. Voltando ao W.E.T, o primeiro (e espero que não seja o único) trabalho do grupo é um deleite para os fãs de hard e de AOR. Mescla a sonoridade das bandas de seus membros, além de Whitesnake, Van Halen e do já citado Journey, entre outros. Meus destaques são as faixas "Our Love", "Comes Down Like Rain", "Put Your Money Where Your Mouth" e "Brothers In Arms".

3º lugar: Kiss – "Sonic Boom"

Depois de onze anos sem um álbum de inéditas, o Kiss lançou o esperado "Sonic Boom". Ao contrário do anterior ("Psycho Circus", de 1998), o novo CD agradou em cheio aos fãs do quarteto mascarado. O disco marca uma volta às raízes da banda, trazendo uma sonoridade que remete aos anos de 1970, a fase clássica do grupo. E como o vocalista e guitarrista Paul Stanley mesmo disse, este é um álbum sem baladas. Ou seja, é porrada do início ao fim. Entre as músicas obrigatórias para deixar rolando o dia inteiro no CD player ou no aparelhinho de MP3, recomendo "Modern Day Delilah" (que abre o disco), "Never Enough", "Stand" e "Say Yeah".

4º lugar: Place Vendome – "Streets Of Fire"

Segundo trabalho do projeto capitaneado pelo vocalista Michael Kiske (ex-Helloween) e pelo baixista e produtor Dennis Ward (Pink Cream 69), "Streets Of Fire" mantém o nível do debut do Place Vendome. Aquele disco, aliás, foi o meu favorito no ano de 2005. Hard e AOR da melhor qualidade! Na minha humilde opinião, a faixa-título ("Streets Of Fire"), "Follow Me", "Changes" e "Completely Breathless" são músicas que merecem (mais de) uma apreciada.

5º lugar: Chickenfoot – "Chickenfoot"

E fechando o meu "Top Five Musical", escolhi o álbum de estréia do Chickenfoot, que já mereceria uma conferida apenas pelo "line-up" do grupo. Trata-se de um verdadeiro "Dream Team", formado pelo vocalista Sammy Hagar, o baixista Michael Anthony (ambos ex-Van Halen), o "guitar hero" Joe Satriani e o baterista Chad Smith (Red Hot Chili Pepers). O resultado da união dessas forças é um discaço de rock n’ roll, do qual destaco as músicas, "Sexy Little Thing", "Oh Yeah", "Turnin’ Left" e "My Kinda Girl". Tomara que o Chickenfoot não seja apenas um projeto paralelo de seus integrantes, mas sim uma banda que tenha vindo para ficar.

É bem verdade que pelo menos mais uns cinco discos poderiam figurar na lista acima, já que 2009 foi um ano bem generoso com os fãs de metal e de hard. Os novos álbuns das bandas Dream Theater ("Black Clouds & Silver Linings"), House Of Lords ("Carthesian Dreams"), Europe ("Last Look At Eden"), Gotthard ("Need To Believe") e Heaven & Hell ("The Devil You Know") são alguns exemplos. E amanhã, farei uma listinha com os melhores filmes do ano. Aguardem!
* Por Léo Melo, grande amigo e bom de rock

Nenhum comentário: