Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

terça-feira, 20 de abril de 2010

O poder do argumento

Não é preciso fazer apologia a Denzel Washington. O ator é um dos melhores de sua geração, dono de uma invejável lista de bons longas, ganhador de Oscar. Em “O Grande Desafio”, além de ser protagonista, ele assume a direção e não faz feio. Pelo contrário. A trama traz a história real do inenarrável Melvin Tolson, um professor do Wiley College, do Texas, uma escola de negros nos anos 20 que, usando de seus métodos pouco ortodoxos e sua visão política forma uma equipe imbatível de debatedores entre os estudantes, ganhando todos os concursos em que era inscrita – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca. A competição, sem tradição no Brasil, coloca alunos frente a frente para defender cada grupo o seu ponto de vista sobre os mais variados temas.
O elenco conta ainda com outro vencedor do Oscar, Forest Whitaker, a quem considero outro monstro sagrado dos cinemas. Indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Dramático em 2008, e vencedor, no mesmo ano, do prêmio Stanley Kramer do Sindicato dos Produtores, o filme saiu direto em DVD no Brasil.
Embora remeta a outros filmes similares, como "Ao Mestre com Carinho" ou, melhor ainda, "Sociedade dos poetas mortos", esta fita nos leva a refletir não só sobre os temas desenvolvidos pelos alunos em seus debates, mas também sobre o nosso poder de persuasão e/ ou argumentação. Além disso, fala um pouco sobre a relação professor/ aluno e ainda questiona o racismo. É de emocionar.

Nenhum comentário: