Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Fenômeno" de hostilidade

Acho simplesmente um absurdo a maneira como a torcida flamenguista (e eu como flamenguista não praticante me sinto no direito de comentar) tratou o Ronaldo ontem. Exemplo de superação para qualquer um, acho que o mínimo que podíamos ter para com ele é um pouco de respeito. Afinal, o cara praticamente trouxe o penta para o Brasil, era (?) ícone do esporte no país, amado por todos. E de repente transforma-se somente num adversário gordo, um jogador velho demais para correr, um carinha que curte travecos. Lamentável.
Para mim, os jogos são um ritual sagrado, ainda mais num país apaixonado por futebol como o Brasil. Acho bonito o movimento dos torcedores, os gritos de guerra, a união em torno de um só objetivo, mas neste sentido o futebol só fica mais feio. Mais uma vez, tenho que questionar sobre o fato de sermos brasileiros antes de cariocas?
Um amigo me disse que a questão está ligada ao fato de ele ter trocado o Flamengo, que o adotou durante uma época, pelo Corinthians. Animosidades à parte, não vejo justificativa para o fato.
Ronaldo, que ficou conhecido como Fenômeno, já nos trouxe muitas alegrias. Tive vergonha em ouvir as canções hostis cantadas contra ele ontem. Tive vergonha em ler as manchetes agressivas dos jornais hoje. E olhe que sou jornalista...
Não havia e não há nenhuma necessidade disso. Vamos torcer, vamos brincar, vamos chorar com nosso time. Faz parte do jogo. Mas ser preconceituoso não tá com nada. Este sentimento é o que gera a violência das torcidas. Este sentimento é o que queremos longe dos nossos estádios.

Nenhum comentário: