Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vamos votar!

Tô impressionada com a quantidade de pessoas que tenho ouvido reclamar do fato de poder votar. Inacreditável. Votar no Brasil virou um fardo, um dia a menos de descanso (já que a eleição é dia de domingo), uma obrigação sem sentido, 50 minutos a mais de programação na tv tomado por esta corja de marginais (digo de políticos).
Lamento muito esta visão do brasileiro. Falo de uma maneira geral pq não acredito que esta sensação seja uma coisa restrita a determinado grupo. Votar é um saco para todos! Já ouvi isso no transporte, no elevador, nas filas de banco, em reuniões de bar, no trabalho... Ou seja, são grupos distintos de classes sociais diversas.
Uma pena.
O Brasil viveu anos e anos de ditadura nos quais o que mais se almejava era a democracia, a possibilidade de colocar no poder quem mais se identificasse com a nossa ideologia, a eleição de um governo de verdade. Muita dor e sofrimento foram gerados por conta disso. Vou além disso: teve muita gente que deu sua vida por esta opção.
E hoje só ouço gente reclamando... Uma pena realmente.
Na verdade, acredito que chegamos ao que somos hoje por conta deste período. No bom e mau sentidos.
Estamos num momento de transformação. Só agora estamos amadurecendo para o processo democrático, tendo uma imprensa livre, gente que se deu bem durante décadas sendo desmascarada. Demora? Claro que sim. Ainda somos um país jovem e desde o nosso nascimento há 510 anos somos vítimas de estirpadores. Não precisamos ir muito longe para ver isso: está tudo nos livros de História. Não é exatamente uma novidade.
Resultado desta época é a quantidade de gente que ainda compra voto em troca de chuveiros, ferros elétricos, panelas de pressão. E acreditem que isso não está somente nas localidades perdidas no interior do Norte e Nordeste. Na Baixada Fluminense tb há casos como esses - a cerca de 20 quilômetros da capital do Rio de Janeiro. Onde há falta de informação e pobreza, é propício a este tipo de negociação.
Acho realmente que voto não deveria ser obrigatório. Ainda acredito que em breve os governantes - em função da pressão popular - possam criar um lei que não obrigue que nós, eleitores, votemos sem não tivermos este desejo. De participar, de darmos nossa contribuição. Mas para isso precisamos votar. Talvez até escolhendo gente que pense da mesma maneira... Desta forma, na próxima eleição, quem sabe, quem não queria ir lá depositar na urna sua opção não precise ter todo este "trabalho". E olha que nem entro aqui na polêmica de que é muito fácil falar mal do governo frente o qual vc se mostrou neutro.
Desta forma, porém, sei que tb os votos nulos cessariam... Muita gente que conheço anula seu voto em protesto. Se sou contra ou a favor, não vem ao caso, mas acho mesmo que se lutamos tanto por este direito, pq não buscarmos uma maneira de fazer um país melhor para nós e os nossos? Não há bons resultados de graça, sem sacrifícios.
Ver o horário eleitoral, debater com os amigos, pesquisar candidatos. Isso realmente não leva tanto tempo assim. Depende de nós a democracia e o poder que melhor nos retrate.
Pense nisso...

Nenhum comentário: