Uma jornalista, cabeça a mil. Vontade de debater o mundo que me rodeia, comentar o dia-a-dia, trocar ideias livremente. A busca por um espaço democrático onde pudesse exercer minha criatividade e mostrar minha visão da vida resultou em "Crônicas de Saias".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alguém especial

É isso que você quer – ou um monte de gente basta?
Por IVAN MARTINS


“Ficar com muita gente é fácil”, diz um amigo meu, com pouco mais de 25 anos. “Difícil é achar alguém especial”.
Faz algum tempo que tivemos essa conversa. Ele tentava me explicar por que, em meio a tantas garotas bonitas, a tantas baladas e viagens, ele não se decidia a namorar.
Ele não disse que estava sobrando mulher. Não disse que seria um desperdício escolher apenas uma. Não falou em aproveitar a juventude ou o momento e nem alegou que teria dificuldade em escolher. Disse apenas que é difícil achar alguém especial.
Na hora, parado com ele na porta do elevador, aquilo me pareceu apenas uma desculpa para quem, afinal, está curtindo a abundância. Foi depois que eu vim a pensar que existe mesmo gente especial, e que é difícil topar com uma delas.
Claro, o mundo está cheio de gente bonita. Também há pessoas disponíveis para quase tudo, de sexo a asa delta. Para encontrar gente animada, basta ir ao bar, descobrir a balada, chegar na festa quando estiver bombando. Se você não for muito feio ou muito chato, vai se dar bem. Se você for jovem e bonita, vai ter possibilidade de escolher. Pode-se viver assim por muito tempo, experimentando, trocando de gente sem muita dor e quase sem culpa, descobrindo prazeres e sensações que, no passado, estariam proibidos, especialmente às mulheres.
Mas talvez isso tudo não seja suficiente.
Talvez seja preciso, para sentir-se realmente vivo, um tipo de sensação que não se obtém apenas trocando de parceiro ou de parceira toda semana. Talvez seja preciso, depois de algum tempo na farra, ficar apaixonado. Na verdade, ficar apaixonado pode ser aquilo que nós procuramos o tempo inteiro – mas isso, diria o meu jovem amigo, exige alguém especial.
Desde que ele usou essa fatídica expressão, eu fiquei pensando, mesmo contra a minha vontade, sobre o que seria alguém especial, e ainda não encontrei uma resposta satisfatória. Provavelmente porque ela não existe.
Você certamente já passou pela sensação engraçada de ouvir um amigo explicando, incansavelmente, por que aquela garota por quem ele está apaixonado é a mulher mais linda e mais encantadora do mundo – sem que você perceba, nela, nada de especial. OK, a garota é bonitinha. OK, o sotaque dela é charmoso. Mas, quem ouvisse ele falando, acharia que está namorando a irmã gêmea da Mila Kunis. Para ele ela é única e quase sobrenatural, e isso basta.
Disso se deduz, eu acho, que a pessoa especial é aquela que nos faz sentir especial.
Tenho uma amiga que anda apaixonada por um sujeito que eu, com a melhor boa vontade, só consigo achar um coxinha. Mas o tal rapaz, que parece que nasceu no cartório, faz com que ela se sinta a mulher mais sensual e mais arrebatada do planeta. É uma química aparentemente inexplicável entre um furacão e um copo de água mineral sem gás, mas que parece funcionar maravilhosamente. Ela, linda e selvagem como um puma da montanha, escolheu o cara que toma banho engravatado, entre tantos outros que se ofereciam, por que ele a faz sentir-se de um modo que ninguém mais faz. E isso basta.
É preciso admitir que há gente que parece especial para todo mundo. Não estou falando de atores e atrizes ou qualquer dessas celebridades que colonizam as nossas fantasias sexuais como cupins. Falo de gente normal extremamente sedutora. Isso existe, entre homens e entre mulheres. São aquelas pessoas com quem todo mundo quer ficar. Aquelas por quem um número desproporcional de seres humanos é apaixonado. Essas pessoas existem, estão em toda parte, circulam entre nós provocando suspiros e viradas de pescoço, mas não acho que sejam a resposta aos desejos de cada um de nós. Claro, todo mundo quer uma chance de ficar com uma pessoa dessas. Mas, quando acontece, não é exatamente aquilo que se imaginava. Você pode descobrir que a pessoa que todo mundo acha especial não é especial para você.
Da minha parte, tendo pensado um pouco, acho que a pessoa especial é aquele que enche a minha vida. Ela é a resposta às minhas ansiedades. Ela me dá aquilo que eu nem sei que eu preciso – às vezes é paz, outras vezes confusão. Eu tenho certeza que ela é linda por que não consigo deixar de olhá-la. Tenho certeza que é a pessoa mais sensual do mundo, uma vez que eu não consigo tirar as mãos dela. Certamente é brilhante, já que ela fala e eu babo. E, claro, a mulher mais engraçada do mundo, pois me faz rir o tempo inteiro. Tem também um senso de humor inteligentíssimo, visto que adora as minhas piadas. Com ela eu viajo, durmo, como, transo e até brigo bem. Ela extrai o melhor e o pior de mim, faz com que eu me sinta inteiro.
Deve ser isso que o meu amigo tinha em mente quando se referia a alguém especial. Se for isso vale a pena. As pessoas que passam na nossa vida são importantes, mas, de vez em quando, alguém tem de cavar um buraco bem fundo e ficar. Essas são especiais e não são fáceis de achar.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma vontade de sair correndo...
(fala , Dé!!)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

To por aqui

To por aqui. Tenho vindo pouco, mas to por aqui.

É isso

O cara mal sabia falar português e de repente me aparece no Facebook fazendo gracinhas em inglês, comentando a guerra iraquiana, reclamando de comida portuguesa. A figurinha mal sabia se vestir e de repente encontro na rua com terno bem cortado com gravata francesa e uma pasta de couro italiano. Mal conhecia onde ficava o Jardim Botânico e dou de cara com ele na Prainha, com adesivo no carro de quem esteve em Fernando de Noronha.
É a vida. O tempo passa, a vida passa, a gente passa.
Ninguém é pedra mesmo, devia eu pensar. Mas nem por um minuto me ocorreu que sem mim ele ficaria até melhor, alçaria novos vôos, faria outros amigos. Filho da puta! E eu que sonhei um dia em vê-lo morrendo à míngua...
rsrs...
O ser humano é mesmo um camaleão. Se não rola por aqui, tentemos por ali. Se não tem jeito desta forma, vou fazer assim. Se não funcionar, aí tento naquela direção. E aí quando menos esperamos estamos todos refeitos, prontos para outra. E, acima de tudo, melhores.
É um eterno refazer. E é isso que nos torna especiais. A possibilidade de diante do inevitável corrermos atrás dos prejuízos e recomeçarmos. E quando falo recomeçar não é só arrancarmos forças não-sei-de-onde e acordarmos inteiros. Não... É transformarmos hábitos, quereres, pequenos gestos que no fim fazem toda a diferença em nós e no mundo em que vivemos.
Quanto mais cedo aprendemos isso, mais cedo temos a possibilidade de voltarmos a ser felizes. Quanto mais cedo aprendemos isso, mais tempo teremos para curtir a vida, que na verdade é a única coisa q vale a pena.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Zoológico

Trabalhando como um camelo, frenética como um coelho, instável como uma cobra. Putz, sou um zoológico inteiro!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A busca pelo equilíbrio

Duas fábulas sobre a busca do equilíbrio. Assim são "Cisne Negro" e "Comer, Rezar, Amar". Meio atrasada, assisti os dois filmes em seguida ontem. Sensacionais, cada um à sua maneira. Me identifiquei prontamente. Cada dia mais instável, tenho rezado para voltar ao que fui um dia... Tranquila, em paz. Será a época? Sei lá... fato é que isso me incomoda muito, embora o ashram do filme estrelado por Julia Roberts, um blockbuster muito melhor do que o livro, insista em dizer que uma vida equilibrada às vezes prevê o desequilíbrio. Sopa no mel. Rsrs...
Fora a nossa diva, o roteiro inspirado no livro da escritora Elizabeth Gilbert me deu muito prazer em assistí-lo. Físico e emocional. A expectativa dela, que passou um ano entre Itália, Índia e Bali, é essa mesma e pode ser constatada na película. Comi a Itália com os olhos - de novo. A Índia é meio chata, mas espiritualmente agrega. "Devemos perdoar a nós mesmos pelos nossos erros." Já ouvi este papo por estes dias. E Bali... bem, é o reencontro consigo mesma. E ainda tem Javier Bardem. "Envie amor e luz. Depois esqueça". É para guardar.
Já Cisne Negro... cacete, este merece um post sozinho! É a doidice no osso, dura feito ferro. Natalie Portman está sublime, o roteiro é de arrepiar - causando medo, insonia, tesão, angústia, amor, dor... Tudoaomesmotempoagora. De impressionar. E no fim ainda deixa aquela constatação no ar: "todos temos um cisne negro dentro da gente".

Cilada?

Estou voltando à minha fase cinéfila. Só nos últimos seis dias vi três filmes a que estava me devendo. Vou começar por Cilada.com . Febre dos cinemas - talvez pela falta de opção nestas férias, o filme é engraçado. Bruno Mazzeo bolou uma franquia bacana, engraçada, moderna. Boas sacadas, elenco afiado. Gostei. Achei que podia ser um pouco mais curta a edição, mas tá beleza.
Não tem nada a ver com cilada. Vale a pena.

Bem vinda, Katia

Descobri q uma antiga colega de trabalho é minha leitora assídua. Uma delícia que poucas vezes nos acontecem. Imagina que ela me descobriu no santo google e vez em quando pinta por aqui. Reclamou do meu ar soturno, principalmente nos últimos tempos. Tentei explicar que a vida não anda fácil, mas ela me cobrou alegria.
Tô tentando, Katia, tô tentando... Rsrs...
Mas acredite: só descobrir alguém que há muito não vemos como sendo nossa companheira nesta saga da internet já é motivo de felicidade.
Valeu e volte sempre.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vale a pena ler, vale a pena viver

Escrito por Regina Brett, 90 anos de idade, em “The Plain Dealer”, Cleveland , Ohio

"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi."

Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto aqui vai a coluna mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente, o próximo passo, pequeno .

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora..

13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe; Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use lingerie chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo.

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34.. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39.. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.